Serão beneficiadas com a escritura as famílias de baixa renda que não possuem outro imóvel
Uma iniciativa inovadora da vereadora Emília Correa (DEM) pode beneficiar mais de 500 famílias de baixa renda que residem na Capital. O projeto de Lei de sua autoria dispõe sobre o pagamento de despesas com escritura pública de registro de imóveis.
Ao justificar o projeto, a vereadora afirmou que existem várias famílias cadastradas nos empreendimentos habitacionais que não conseguem vencer barreiras burocráticas para a defesa da casa própria recém-adquirida. “Há um grave problema de registros de escrituras públicas dos imóveis destinados às pessoas hipossuficientes. Muitas possuem a propriedade de fato, mas por fatores burocráticos e econômicos não podem proteger todos os direitos da propriedade que possui por direito”, declarou Emília.
Emília Correa ressaltou que a questão é de cunho social. “A casa forma o asilo inviolável e essencial para a formação segura da intimidade familiar, da criação dos filhos e da proteção de quem já atingiu a melhor idade. O lar é, afinal de contas, o recanto seguro que todos nós almejamos e necessitamos. Sem ele, qualquer pessoa estará vulnerável e sujeita a qualquer sorte”, argumentou.
Projeto – A lei beneficia a população cuja renda mensal não ultrapasse três salários mínimos. Além disso, serão contempladas as famílias devidamente cadastradas e que não possuem outro imóvel com fins residenciais. “A Secretaria de Assistência Social poderá requerer a inclusão de imóveis que julgar de interesse social”, concluiu Emília Corrêa.
por Debora Matos – Assessoria de Imprensa