Apoiar os taxistas e combater a clandestinidade. Foi com esses objetivos que o vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Jailton Santana (PSC) utilizou a Tribuna da Casa Legislativa no pequeno expediente, durante a Sessão Plenária desta quarta-feira, 4/9. De acordo com o parlamentar, os taxistas estão precisando do apoio dos vereadores. “Temos trabalhado na busca de soluções para os problemas enfrentados pela população aracajuana. Hoje, recebemos, na CMA, taxistas que vieram pedir ajuda, devido à situação preocupante que estes profissionais têm vivido”, explicou o parlamentar.
Segundo Jailton, a Prefeitura Municipal está tentando diminuir os problemas com a clandestinidade no sistema de táxis, mas as medidas não têm sido suficientes. “Infelizmente, os taxistas continuam sendo penalizados. Se não me engano, há uma proposta do vereador Adriano (PSDB) para que a SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) aumente o valor da autuação dos clandestinos em Aracaju. Apesar da fiscalização, o sistema está sendo invadido”, revelou.
O parlamentar disse que entende a situação dos que ficam desempregados e, para obter seu sustento, apelam à clandestinidade. No entanto, disse ele, as leis devem ser cumpridas. “O próprio nome já mostra que esse tipo de transporte é irregular. Temos cobrado uma posição da Prefeitura em relação ao problema”, destacou.
Ao final do pronunciamento, Jailton disse que espera da CMA uma contribuição com a categoria, para que haja maior eficácia na fiscalização e combate ao transporte clandestino. “Temos profissionais que trocam seus carros a cada dois anos, para oferecer melhores serviços à população e, muitas vezes, no fim do mês, mal conseguem o valor para pagar a prestação do veículo financiado. Portanto, reitero meu total apoio aos taxistas, pois se trata de um grupo que, há muito tempo, vem sendo prejudicado na capital”, finalizou o parlamentar.
Da Assessoria Parlamentar