A sessão da última segunda-feira (13) abordou as festividades que aconteceu no último final de semana na cidade de Rosário do Catete. Os parlamentares elogiaram a festa, mas também criticaram o abuso dos gastos públicos sendo que a Prefeitura está em debito com o salário de servidores municipais e também com obras no município, entre elas, a entrega da imagem da Santa Nossa Senhora do Rosário, que será colocada na entrada da comunidade.
O primeiro a subir na tribuna foi o vereador da situação Everton dos Santos (PT), que fez questão de destacar a Menção de Pesar ao falecimento de Josefina Sotero, professora que lecionou muito tempo no município e é uma personalidade bastante conhecida pela população rosarense. “A festa foi bonita, mas não posso negar que fiquei sentido com a perda desta senhora, que participou da vida de muitas pessoas que moram em Rosário do Catete”, lembrou o vereador.
A líder da situação, Alik Kostak (PV), fez questão de agradecer aos votos conquistados para seus aliados partidários, que tiveram êxito na campanha do último dia 5 de outubro. A vereadora lembrou dos trabalhos desenvolvidos pelos deputados estadual Venâncio Fonseca e também da senadora reeleita, Maria do Carmo. “Também faço questão de destacar a campanha do candidato Adierson Monteiro, que não conseguiu se eleger deputado federal, mas teve grande votação em Sergipe, ficando perto dos seus objetivos”, afirmou a parlamentar.
O 1º secretário Hélio dos Santos (PSB) chamou a atenção da população para os gastos excessivos na festa em comemoração ao Dia das Crianças, que foi realizada no domingo (12). Para o vereador, as comemorações poderiam ter sido realizadas com menos gastos, já que a Prefeitura ainda não pagou boa parte dos salários dos comissionados. “Realmente a festa foi boa, mas é preciso cumprir com suas obrigações para depois partir para a diversão. Caso a festa fosse realizada com certas economias, os investimentos poderiam suprir as necessidades de outros serviços que não estão sendo realizados, como a imagem da Santa mesmo, que ainda não foi entregue”, opinou.
Já o vice-presidente da Casa, Antônio Teles (PDT), voltou a destacar a menção de pesar a dona Josefina e também agradeceu ao apoio dos eleitores rosarenses as seus candidatos. O vereador afirmou está preocupado com as perspectivas econômicas voltadas para 2015. “Estamos num momento delicado da vida política e econômica no País, por isso precisamos acertar em que vamos escolher para guiar o Brasil nesses próximos anos”, destacou.
O presidente Delson Leão chamou a atenção para o descaso da Prefeitura com a imagem da padroeira do município. De acordo com ele, em nenhum momento recebeu o convite por parte da administração municipal para acompanhar as obras de recuperação da imagem. O vereador faz parte da comissão criada para fiscalizar os serviços de restauração da escultura. “Desde quando a imagem foi retirada, nunca me chamaram. O prefeito prometeu que iria entregar a Santa ainda na festa do Dia das Crianças, mas nada. Só ficou na promessa. Isso só prova o descaso e a falta de respeito que ele tem com a população de Rosário”, criticou.
O vereador revelou que a imagem da Santa se encontra em pedaços e que o restaurador ainda não começou o serviço porque não recebeu, se quer, a parcela de entrada para começar os trabalhos. “Não sei nem se existe contrato. Só sei que ele afirmou que não iria começar sem receber os 10% de caução. Enquanto isso, a nossa Santa continua em pedaços em seu ateliê. Um absurdo e parece que o prefeito pouco se importa com essa situação”, relatou o parlamentar.
Durante a noite, também foram votados dois Projeto de Lei e duas menções honrosas, sendo uma de Pesar pelo falecimento da professora Josefina e outra de Aplausos, ao diácono Francisco Tiery Santos Andrade, pela sua ordenação sacerdotal. O novo padre é filho da cidade o que motivou ainda mais aos parlamentares da casa a destacarem a condecoração. Já os PLs, se referem a mudanças de nomes de ruas da comunidade.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta pelo Facebook
T.Dantas Comunicação e Marketing