Vereador Armando Batalha Júnior faz um balanço das ações e Projetos de Leis apresentados por ele na Câmara Municipal de Aracaju.
O portal SE Notícias vem destacando semanalmente entrevistas com gestores e vereadores do Estado de Sergipe, e esta semana conversou com o vereador em exercício da coligação Cidadania, Armando Batalha Júnior, que assumiu há pouco menos de 40 dias o mandato no lugar do parlamentar palhaço Soneca (Cidadania), que precisou pedir licença de três meses para cuidar da saúde. Em conversa com o Portal SE Notícias, Armando fez um balanço das ações já desenvolvidas durante esses dias de mandato, e destacou alguns PLs apresentados por ele na casa legislativa.
Armando Batalha Júnior concorreu ao cargo de vereador do município de Aracaju no ano de 2016, época em que muitos achavam que o candidato fosse participar da eleição em São Cristóvão, por ser o município onde o seu pai, ex-prefeito Armando Batalha, fez carreira política.
Como primeiro suplente da Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju, Armando vem destacando um trabalho voltado para Projetos de Lei que demostram transparência pública e de combate à corrupção, a exemplo da implantação da cláusula de integridade, que dá ao empresário o direito de opinar por contratação do serviço público.
O PL apresentado pelo vereador prevê a punição à pessoa jurídica no âmbito geral, para que não existam relações escusas entre gestão e empresas, e que as contratações sejam feitas de acordo com as cláusulas previstas, uma forma de não haver fraudes entre empresários e entes públicos.
“Essa é uma preocupação que temos com relação aos editais de contratações, além das adequações dos que já estão em andamento, caso o PL seja levado à frente”, destacou o vereador.
O Projeto de Lei foi protocolado no último dia 05 de junho, em caráter de urgência, e teve a garantia do presidente Nitinho Vitale (PSD), que segundo Armando Batalha Júnior Filho, afirmou colocar em pauta, já que não é um PL que onera o município, e não tem vício de inconstitucionalidade.
Outro projeto também apresentado pelo 1° suplente é a restaurativa no âmbito das escolas municipais, para evitar que jovens sejam punidos ainda na fase de adolescência, e que exista um diálogo pedagógico com o menor infrator.
Questionado pela reportagem do SE Notícias sobre a possibilidade de uma candidatura na próxima eleição, o vereador afirmou entender que é um momento de novas cabeças e que tem ficado surpreso com o reconhecimento da população quanto ao seu trabalho, que para ele é resultado de um esforço natural.
“Entendo que Aracaju precisa de novos quadros, seja no âmbito municipal, legislativo ou na política como um todo”.
Sobre se espelhar em trabalhos de outras autoridades políticas, Armando destaca que o deputado Federal Fábio Mitidieri tem dado exemplo de como fazer uma nova geração política, e que pretende seguir a mesma linha.
“É um pensamento semelhante ao meu. Não tenho dúvidas de que Fábio será alçado como um dos nomes da política sergipana”.
Análise da gestão do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.
Ao ser questionado sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Edvaldo Nogueira, Armando Batalha Júnior disse que avalia como positiva a atual gestão, e que ele tem feito ações excelentes, mesmo diante das dificuldades que os municípios estão passando.
Atualmente, o vereador é situação, mas destaca que não concorda com todos os projetos do executivo.
“Sou da bancada dele sim, mas afirmo que tem projetos que o executivo manda que derrubamos. Presto atenção em cada projeto que chega, pois quero ter sempre a consciência de dever cumprido de que dei o meu melhor em tudo que fiz”.
Sobre São Cristóvão
Filho de Armando Batalha, prefeito por duas gestões em São Cristóvão, Júnior sempre acompanhou o pai e obteve contato com lideranças políticas da região. “Tenho um carinho gigantesco por São Cristóvão, e fico feliz que o nosso trabalho tenha repercutido por lá”.
“Meu pai tem uma importância muito grande, procuro sempre ouvir as sugestões dele, por sua experiência e histórico de vida. É uma opinião segura e boa de ser consultada”.
Em entrevista exclusiva para o Portal SE Notícias, o vereador avaliou como boa a gestão do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana.
“Mesmo diante das dificuldades que o País vem enfrentando, o gestor tem desenvolvido um trabalho sério e honesto”.
Ainda sobre o assunto, o vereador analisa como fraco o comportamento da oposição, que distorce os trabalhos realizados por Marcos Santana, e lembrou de gestões anteriores, que prejudicaram o município”.
“A gestão de Alex Rocha foi uma tragédia sem igual, uma bagunça generalizada, onde cada um fazia o que queria. Após isso entrou a prefeita Rivanda Batalha, a quem o Juiz Manoel Costa Neto reconheceu que estava pagando um preço alto por tomar medidas austeras”, afirmou o parlamentar.
“Fazer gestão e política é água e óleo. É muito difícil”, finalizou o vereador em exercício da Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju, Armado Batalha Júnior.
Por Yslla Vanessa e Orácio Oliveira/Redação SE Notícias