O vereador Agamenon Sobral (PP) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 24/10, para voltar a cobrar posicionamento da secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, relacionado à quantidade de médicos e os locais que trabalham na capital.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
O parlamentar ressaltou que tem feito essa cobrança porque recebeu denúncia de que existem 701 profissionais lotados em Aracaju, no entanto, constantemente, a população reclama da falta de atendimento. “Para minha surpresa, a secretária informou que tem pouco mais de 400 médicos atuando. Preciso saber quem está falando a verdade”, questionou.
Agamenon afirmou que possui documentos que apontam que médicos que recebem em Aracaju, trabalham na Bahia. De acordo com o vereador, a Saúde e Educação, em Sergipe, é caso de polícia. “Se existem médicos e professores recebendo sem trabalhar, essas pessoas deveriam estar presas”, desabafou.
Em aparte, o vereador Dr. Agnaldo (PR), afirmou que Agamenon estava correto em querer saber a real situação dos profissionais. “É uma dúvida que só vai ser tirada quando se fizer um apanhando geral. O objetivo do senhor é bom porque quer fazer com que os médicos de Aracaju trabalhem em benefício da população e essa também é a intenção da secretária”, garantiu.
Tribuna Livre
O parlamentar aproveitou o pronunciamento para falar que participou de Tribuna Livre na Câmara Municipal de Neópolis na noite dessa quarta-feira, 23/10, para falar sobre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese). “O Parlamento e a praça estavam lotados. Muitos pais de alunos foram saber das falcatruas desse comitê eleitoral”, disse.
Segundo Agamenon, ao mostrar nota fiscal da entidade sindical, no valor de R$ 7.500 para a compra de quentinhas, a reação foi imediata. “Quase caíram para trás. Além disso, os professores ficaram revoltados com um assessor que ganha mais de R$ 13 mil de salário e quando ganha uma causa, ainda coloca a mão em 20%. Além de receber o salário, bota a mão no dinheiro do professor”, frisou.
Transporte
Agamenon falou, ainda, sobre pronunciamento do vereador petista Iran Barbosa feito na quarta-feira, 23/10, ressaltando a redução de tarifa do transporte intermunicipal feita por uma empresa. “Ele disse que empresa reduzia passagem de ônibus para dois reais e por isso deveria ser esse. Pura demagogia. Se usa a Tribuna para enganar o povo. Uma empresa que está com as contas bloqueadas pela Justiça. Ela recebe o valor em dinheiro e não repassa para os trabalhadores”, disse.
Esporte
O parlamentar aproveitou o espaço para parabenizar o aluno do Instituto Dom Fernandes Gomes, Deivid Souza. Segundo Agamenon, o jovem atleta esteve competindo em São Luiz do Maranhão e conquistou duas medalhas, sendo uma de ouro e outra de prata e troféu de melhor atleta da competição. “Ele é um exemplo e sempre que posso o ajudo porque entendo que o esporte é o melhor caminho para que o jovem não siga o caminho errado”, completou.
Texto: Bruno Almeida