Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, apontou que as vendas do comércio varejista sergipano recuaram 2,2% no mês de junho desse ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação ao mês anterior (maio/2014), nos dados com ajuste sazonal, também se verificou leve recuo nas vendas de 1,7%.
Na análise acumulada, considerando os meses de janeiro a junho, as vendas do comércio varejista foram positivas, com crescimento de 2,4% em relação aos seis primeiros meses de 2013.
Receita nominal
A receita nominal do comércio varejista cresceu em relação ao ano passado. Em comparação a junho de 2013, a alta foi de 3,2%. No comparativo com o mês anterior, a receita do comércio foi menor, apresentando recuo de 0,8% na série com ajuste sazonal (realizado para uniformizar os períodos de comparação). No primeiro semestre, as receitas do comércio varejista do estado foram 7,6% maiores quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Com informações do FIES