“Estância, com suas casas embrulhadas em azulejos, local ideal para seminários de música, encontro de professores, refúgio para intelectuais e artistas de todas as artes”. (Pascoal Carlos Magno).
A cidade de Estância, distante 68 quilômetros de Aracaju, está em festa, ela que é cantada em prosa e verso pelos poetas, cantadores e todo aquele que ama este rincão.
Para comemorar esta passagem importante para a história da estancianidade, onde Estância completa 165 anos de Elevação à Categoria de Cidade, o prefeito Carlos Magno Costa Garcia, através da Secretaria Municipal de Cultura, elaborou uma programação criteriosamente cultural voltada para os munícipes da cidade e dos visitantes.
Iniciando a programação, na noite desta quinta-feira, 2, na Câmara de Vereadores, haverá o lançamento do projeto “Saúde do Homem e Acupuntura”, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Depois o povo acompanhará uma Mostra Cultural da Escola do Legislativo ‘D. José Bezerra Coutinho’, com apresentação de dança, violão, exposição de escultura e de pintura, tendo à frente o artista plástico Genilson Conceição. E na Praça Barão do Rio Branco, às 19h00, a centenária Lira Carlos Gomes, que é patrimônio vivo da cultura sob a regência do maestro Claudemiro Xisto, estará realizando uma retreta no Espaço Professora Eleonora Pereira.
Estância que é “Rainha do Abaís”, como bem batizou a advogada e escritora, Francisquinha Assunção, estará na sua programação, no dia 3, sexta-feira, às 10h00, fazendo exposição de fotografia sobre a cidade; exposição das escolas no contexto cultural e em seguida os concursos de frases, cartazes e redação. Da mesma forma, nesse mesmo dia, na Praça Barão do Rio Branco, ‘sala de visita do povo’,Espaço Félix Mendes, ocorrerão várias oficinas como: fotografia, pintura e sucata.
Já no período da tarde do dia 3, às 15h00, as escolas Maria Izabel e Eleonora Pereira, no Espaço Judite Melo, na Praça Barão do Rio Branco, farão umas apresentações com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e depois, o Calçadão Popular vai atrair os olhares da população, para um arrastão cultural e várias apresentações artísticas, tendo como ponto de concentração a Praça Orlando Gomes.
A doutora Francisquinha também relata na sua famosa canção “Exaltação á Estância”, que Estância é pioneira na imprensa e é terra hospitaleira que a todos seduz… E a Prefeitura Municipal, para relembrar a existência da imprensa, onde o primeiro jornal de Sergipe surgiu nessa cidade, o “Recopilador Sergipano”, apoiará a exposição de jornais: “Estância, a imprensa sergipana nasceu aqui”, organizada pelo radialista Magno de Jesus, que será na Praça Barão do Rio Branco, num Espaço dedicado ao jornalista Carlos Tadeu. Para a alegria dos inúmeros desportistas estancianos, como Estância tem o seu ‘esporte afamado’, será aberta no Estádio Estadual Augusto Franco – Francão, o Campeonato dos Quarentões.
Outro ponto alto dessa programação, que deixará contente a intelectualidade e as pessoas que fazem cultura nessa terra, é o lançamento do livro: “História dos Festivais” – a poesia falada de Estância, que tem como autor o Clube dos Poetas Estancianos. Logo em seguida, acontecerá a apresentação da instrumentista originária da Lira Carlos Gomes, a jovem Cláudia Lima. Tudo isso na Câmara de Vereadores, a partir das 20h00.
Esta programação abrange todos os gostos desde do erudito até o popular, agradando as crianças, jovens e adultos. Como ela tem um ‘São João famoso’ e que o seu povo gosta de forró, o Canal Elétrico, que será a gravação do programa da TV Cidade, haverá a participação da banda Forró Maior na Praça Barão do Rio Branco, dia 3, às 20h00.
No ponto alto da festa, sábado, dia 4, quando se comemora Elevação à categoria de Cidade e não Emancipação Política (essa será em outubro), o povo estanciano participará com o prefeito Carlos Magno do hasteamento das bandeiras: de Estância, Sergipe e Brasil. A solenidade será às 8 horas na frente da Prefeitura Municipal. Depois haverá a abertura do Campeonato de Dominó e em seguida a Corrida Rústica, que o ponto de partida voltará a ser o mesmo dos anos oitenta, ou seja, sairá da cidade de Santa Luzia do Itanhy e chegada na cidade de Estância, precisamente na Praça Barão do Rio Branco.
A missa em ação de graças pela homenagem do aniversário, será às 9h00, na Catedral Diocesana. No mesmo dia, haverá Torneio de Futebol de Mesa, envolvendo as equipes do Sergipe e Bahia. Será no salão do Hotel Jardim, e terá a transmissão ao vivo pela internet. E às 16h00 serão divulgados os resultados e premiações de todos os concursos e apresentações das escolas “Júlio Leite e “Rio Fundo III”, na Praça Barão do Rio Branco.
Concurso de Poesia Falada
No sábado, 4, também o povo e a intelectualidade da cidade, estará apreciando mais um Concurso de Poesia Falada, organizado pelo Clube de Poetas Estancianos (CPE), evento importantíssimo que atrai intérpretes, poetas, músicos, compositores, escritores,pessoas da imprensa e cidadãos que curtem poesia. O local será o Fórum Ministro Heitor de Souza. Nesse mesmo salão, os músicos estancianos Ivan Reis e Ian Viana farão uma apresentação musical de voz e violão. Este evento será ás 20 horas.
Os estancianos e visitantes não podem perder, na Praça Barão do Rio Branco, o Festival de Corrida de Barco de Fogo.
A programação ocorrerá até a quarta-feira, 8, com Rua de Lazer no domingo, 5, na Praça Barão do Rio Branco, onde haverá várias brincadeiras e modalidades esportivas. Apresentações das escolas Ana Lima Aquino e Dorijan Santos.
Na segunda-feira, 6, às 19h00, não perca o lançamento do Catálogo BNB – A Arte do Fogo, sobre a artista plástica Judite Melo. Outra atração é o Cinema no Ar Tela Brasil – projeto de cinema da Caixa Econômica Federal com o apoio da Prefeitura Municipal, na Praça Barão do Rio Branco. Este cinema prossegue até quarta-feira, 8.
SECOM/Prefeitura do Desenvolvimento – Por Magno de Jesus