Pedro Ivo Almeida do UOL, no Rio de Janeiro
Pressionado pela vitória do Fluminense contra o Náutico, o Vasco entrou em campo na noite deste sábado precisando de uma vitória sobre a Ponte Preta para reassumir a ponta da tabela do Campeonato Brasileiro. E mesmo estando duas vezes atrás do placar, o cruzmaltino cumpriu seu papel e retomou a primeira colocação. O time carioca venceu a equipe de Campinas de virada, por 3 a 2, com gols de Alecsandro, Eder Luis e Diego Souza – de pênalti. Roger, duas vezes, descontou para os paulistas.
Para chegar à ponta da tabela, o Vasco ainda foi beneficiado pela derrota do Cruzeiro para o São Paulo, mais cedo, em Belo Horizonte. O ex-líder sofreu seu primeiro revés na competição, “estacionou” nos 14 pontos e abriu o caminho para o time vascaíno.
O jogo
Apesar da necessidade da vitória para voltar ao topo da tabela, o Vasco não começou bem a partida e viu a Ponte Preta dominar as primeiras ações em campo. Com maior posse de bola, o time de Campinas assustou o cruzmaltino e chegou a mandar uma bola no travessão antes de abrir o placar aos 16min. Roger recebeu lançamento de Baraka nas costas da zaga pelo lado esquerdo e chutou forte no canto do goleiro Fernando Prass, que não conseguiu evitar o primeiro gol.
Na frente no placar, a Ponte Preta seguia comandando a partida. Ainda assim, o Vasco conseguiu aproveitar uma saída rápida pela faixa esquerda do campo para empatar. Aos 20min, Felipe cruzou para dentro da área e Alecsandro escorou de cabeça para o fundo das redes deixando tudo igual no marcador.
O gol vascaíno, no entanto, não mudou o panorama do jogo em São Januário. Melhor em campo, a Ponte Preta seguiu pressionando e rapidamente passou a frente no placar mais uma vez. Aos 26min, Roger recebeu passe de Renê Junior pelo lado direito da área e chutou de primeira marcando o segundo gol da equipe paulista.
A Ponte Preta seguiu pressionando e quase ampliou aos 41min, com mais uma bola na trave, em chute forte de Nikão de fora da área. O tempo passou e acabou favorecendo o Vasco, que foi para o intervalo com apenas um gol de desvantagem após um primeiro tempo muito ruim.
A conversa no vestiário com o técnico Cristóvão Borges “sacudiu” o time, que subiu para o gramado no segundo tempo com uma postura completamente diferente. Logo aos 3min, Eder Luis aproveitou a falha da zaga do time de Campinas após cruzamento de Alecsandro pela direita e apenas tocou no canto do goleiro para marcar o gol e empatar a partida.
O time manteve a pegada e passou a mandar no duelo. Após muita insistência, o cruzmaltino chegou ao gol da vitória aos 31min. O estreante Willian Matheus tabelou com Alecsandro e foi derrubado por Lucas dentro da área. Diego Souza, que havia sido barrado e entrou apenas na segunda etapa, cobrou forte o pênalti e deu números finais à partida, assegurando a vitória de virada por 3 a 2 e a liderança isolada da competição.