Na condição de presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) coordenou hoje (16) a 1ª visita técnica nas cidades-sedes da Copa das Confederações. A visita, realizada em conjunto com a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, teve o objetivo de acompanhar o andamento dos preparativos da Copa das Confederações. A comitiva, composta por senadores, deputados e assessores visitou as instalações do Estádio Nacional de Brasília e as obras do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.
Na oportunidade, o senador Valadares questionou o secretário extraordinário da Copa do Mundo no Distrito Federal, Cláudio Monteiro, acerca da qualidade das obras. “Qual a garantia que o GDF tem quanto aos investimentos empregados?”, indagou o senador. O secretário informou que a cobertura do Estádio, cujo investimento foi na ordem de R$ 160 milhões, veio do exterior e tem garantia de 30 anos. “A garantia é de 30 anos, mas isso não quer dizer que ela não possa durar 60 anos”, explicou Monteiro. O secretário acrescentou que toda a infraestrutura é garantida por contrato com as empresas construtoras.
A inauguração do Estádio Nacional de Brasília, que deveria coincidir com o aniversário da cidade, no dia 21 deste mês, foi prorrogada para o dia 18 de maio. Serviços como terraplenagem, drenagem de campo e execução de tubos coletores de água, que antecedem o plantio do gramado estão sendo prejudicados pelas chuvas. A previsão agora é que o gramado seja instalado até o fim de abril. Segundo Cláudio Monteiro, as obras estão 96% concluídas e, até o dia 21 de abril, deverá terminar a colocação das cadeiras e, com exceção do gramado, tudo estará praticamente pronto, restando apenas ajustes que são normais em todas as arenas.
Aeroporto
Durante a visita às obras do Aeroporto Internacional de Brasília, o consórcio Inframerica, responsável pela operação do terminal, explicou os investimentos. O planejamento para reforma e ampliação do aeroporto prevê um investimento de R$ 750 milhões até a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. A meta é expandir a capacidade de 13 milhões para 21 milhões de passageiros por ano até o evento.
De acordo com o diretor-presidente do Consórcio Inframerica, Antônio Droghetti, as obras estão sendo realizadas em três frentes simultâneas: reformas, obras de ampliação e obras do pátio de aeronaves. As ações já concluídas contemplam: Ampliação da sala de embarque do primeiro piso do satélite com a abertura de dois novos portões de embarque; Novo Costumer Service; e Reformas nos terminais existentes.
Para a Copa das Confederações, em termos de infraestrutura, o aeroporto contará com: áreas de controle e inspeção de passageiros ampliadas para o embarque doméstico e internacional, reforma dos banheiros; fundações do Píer Sul; melhoria na circulação interna; ampliação do Estacionamento; e Serviços ao usuário – o passageiro já conta com um sistema de Costumer Service 24 horas por dia, por meio do qual pode solicitar informações e orientações, esclarecer dúvidas e fazer reclamações. Outro serviço já disponível é o livre acesso a wifi de alta velocidade em todo o aeroporto. O balcão de informações também mudou: atende 24 horas por dia, com interlocução bilíngue. E funcionários estarão distribuídos por todos os terminais para atendimento dedicado ao usuário, utilizando tablets integrados ao sistema de gestão do aeroporto.
Visitas
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados vão realizar visitas técnicas nas outras cinco cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador). As visitas as arenas do Rio de Janeiro e Recife estão agendadas para 22 e 29 de abril, respectivamente.
Assessoria de Imprensa – Gabinete do senador Antonio Carlos Valadares