A alta procura por cursos profissionalizantes gratuitos fez com que mais de 400 vagas fossem preenchidas em poucos dias. Para os que ainda não se inscreveram, ainda há vagas abertas para alguns cursos ofertados em Aracaju através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e que fazem parte do portfólio de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). São cursos de qualidade reconhecida em todo o país e que podem ser realizados sem custo de mensalidades, inscrições ou materiais.
As vagas restantes dividem-se principalmente entre os cursos de Pintor de Obras (76 vagas), Operador de Máquinas de Corte de Roupas (25 vagas) e Operador de Computador (22 vagas). Também há vagas, ainda que em menor quantidade, para as turmas de Costureiro (8 vagas) e Promotor de Vendas (4 vagas).
Processo de Matrícula
O prazo restante para a realização da matrícula é curto, pois muitos cursos se iniciam já na primeira semana de julho. Assim, os interessados devem se dirigir até a sexta-feira, 27, à sede da Fundat, localizada na Rua Pacatuba, nº 104, Centro ou nas Unidades de Qualificação e Produção da Fundat dos bairros Coroa do Meio I e Porto D’Antas, além da Unidade do conjunto Jardim Esperança.
Para realizar a matrícula é necessário estar com as cópias do documento de identidade, CPF, número de inscrição do CadÚnico e comprovante de residência, além da declaração de formação escolar ou nível de escolaridade e do número ou comprovante de abertura da conta fácil ou poupança fácil da Caixa Econômica Federal. A idade mínima exigida para participar dos cursos é de 16 anos.
Benefício
Além de totalmente gratuitos e de qualidade reconhecida, os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ainda disponibilizam para os alunos uma bolsa-formação que procura auxiliar os estudantes nos gastos com lanches e transporte durante a realização do curso.
Fonte: Assessoria/Fundat