No final da manhã desta segunda-feira (30), as cinzas do ex-governador João Alves chegaram ao aeroporto de Aracaju, onde autoridades já aguardavam para iniciar as homenagens.
As cinzas foram recebidas pela Guarda de Honra e após um toque de silêncio, a urna foi levada ao veículo do Corpo de Bombeiros, dando início ao cortejo fúnebre.
O trajeto segue para o Palácio Museu Olímpio Campos, localizado na Praça Fausto Cardoso. Às 13h30, as cinzas vão ficar expostas no palácio até às 17h para que amigos, familiares e admiradores possam se despedir.
Às 17h, um novo cortejo será feito com parada na Igreja Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Conjunto Médici. No local, será celebrada uma missa solene às 18h30, que encerra o dia de homenagens. A missa será transmitida pelo canal do Youtube da filha de João, Ana Alves, para evitar aglomeração.
O ex-governador de Sergipe, João Alves Filho, 79 anos, morreu na terça-feira (24) no Hospital Sírio-Libanês, localizado em Brasília (DF). Por ele ter sido diagnosticado com Covid-19, a família resolveu cremar o corpo para que a população pudesse homenagear e se despedir de João Alves.
Programação
CORTEJO (1ª parte)
Horário: 12h;
Local: Ruas de Aracaju com parada no Palácio Museu Olímpio Campos;
Detalhamento da Ação: desfile em carro aberto por ruas da capital sergipana, passando por alguns pontos importantes e icônicos das gestões do Dr. João Alves Filho.
RECEPÇÃO NO PALÁCIO MUSEU OLÍMPIO CAMPOS
Horário: 13h30min às 17h;
Local: Praça Fausto Cardoso
Detalhamento da Ação: Abertura à visitação, despedidas e homenagens, da família, de autoridades e de amigos
Da recepção – O comboio chegará pela Travessa José de Faro e o carro de Bombeiros avançará até a porta do Palácio Museu e entregará a urna à Guarda de Honra da Polícia Militar. A urna será recebida com as honras militares protocolares e a cantora Amorosa fará a execução do Hino Nacional.
Da visitação – A visitação será pública e haverá disciplinamento do acesso, com controle de temperatura e observação do distanciamento entre as pessoas. Os visitantes serão orientados a circundar a urna e deixarem o ambiente. A permanência no interior do Palácio será restrita à família, a amigos mais íntimos e à autoridades locais e nacionais que se fizerem presentes.
Em função das regras sanitárias, a família estará preservada por um cordão de isolamento e os cumprimentos deverão ser realizados respeitando-se as regras de distanciamento.
Controle sanitário do lado externo – haverá disciplinamento do lado externo pela Polícia Militar, enquanto a fila para visitação será ordenada pela equipe do Cerimonial, respeitando sempre as regras de distanciamento e controle sanitário. Na entrada, totens disponibilizarão álcool gel para os participantes.
CORTEJO (2ª parte)
Horário: 17h;
Local: Ruas de Aracaju, com parada na Igreja Nossa Senhora Rainha do Mundo, localizada no Conjunto Médici;
Detalhamento da Ação: A Guarda de Honra da Polícia Militar deixará o Palácio Museu Olímpio Campos e conduzirá a urna com as cinzas do ex-Governador até o carro do Corpo de Bombeiros. De lá, seguirão em comboio até a Igreja Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Conjunto Médici, percorrendo ruas da Capital, conforme trajeto apresentado no Roteiro do Cortejo.
ATO RELIGIOSO
Horário: 18h30min;
Local: Igreja de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Conjunto Médici;
Detalhamento da Ação: Celebração religiosa;
Autoridades Eclesiásticas – o Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, Dom João José da Costa, celebrará a Missa da Esperança, pelo 7º dia da morte de João Alves Filho, em concelebração com os Padres Marcelo, José Lima, Alailson (pároco da Igreja) e Valtervan. O padre Valtervan foi confessor de Dr. João por mais de 10 anos e fará a Homilia. A cantora Amorosa fará homenagens durante a Missa.
Da participação no Ato religioso – o Ato religioso será aberto, mas apenas 100 pessoas poderão ocupar a área interna da igreja, observada a regra de distanciamento. No acesso à igreja, pessoas da Arquidiocese farão o controle de entrada e medição de temperatura
Encerramento das atividades – Ao final das homenagens as Cinzas serão entregues à família.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações do A8SE e Agência Alese de Notícias