Entre os dias 14 e 26 de maio, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) irá realizar uma série de atividades em celebração aos 47 anos da instituição. A programação comemorativa contará com ações de cidadania, exposição fotográfica, feira de livros, atrações musicais, dentre outras.
A abertura oficial dos eventos acontece na quinta-feira (14), no Auditório da Reitoria, com o lançamento de um documentário em tributo ao centenário de José Aloísio de Campos (1914-2014), ex-reitor e fundador do primeiro campus universitário da UFS. O professor será homenageado também em uma exposição fotográfica, localizada no hall da Reitoria, entre 14 e 22 de maio.
As solenidades terão continuidade em 19 de maio (terça-feira), no Teatro Tobias Barreto, onde a Orquestra Sinfônica e o Coro da UFS farão uma apresentação sob a regência do maestro Ion Bressan. Já no dia 20 (quarta-feira), o Auditório da Reitoria receberá uma roda de conversa com funcionários e professores aposentados, com mediação do professor José Araújo, do Departamento de Letras.
No dia 21 de maio as comemorações acontecerão no Centro de Vivência, onde haverá atrações musicais, feira de livros, incentivo à cidadania. Na sexta-feira (22), ocorre o lançamento coletivo de títulos da Editora UFS com sessão de autógrafos.
O último evento comemorativo ocorre em 26 de maio com a tradicional Sessão Solene dos Conselhos Superiores para a concessão de títulos e honrarias, no Auditório da Reitoria.
História
Criada oficialmente em 15 de maio de 1968, a UFS nasceu com a incorporação das escolas superiores já existentes em Sergipe: Faculdade de Ciências Econômicas e Escola de Química (1948); Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950); Escola de Serviço Social (1954); e Faculdade de Ciências Médicas (1961). Em 1987, em observância à Resolução 01/87 do Conselho Universitário (Consu), o primeiro campus universitário passou a ser denominado “Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campus”.
Hoje, a UFS possui, além do campus localizado em São Cristóvão, os seguintes campi: Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior), Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho), Lagarto (Prof. Antonio Garcia Filho) e Laranjeiras.
Fonte: Ascom UFS