Dezenas de eleitores formaram uma extensa fila no entorno do Fórum Gilson Soares Góes, no bairro Romualdo Prado, em São Cristóvão, na manhã desta quarta-feira (8). Isso porque o prazo para a regularização do título de eleitor e atualizações dos dados cadastrais, como o cadastramento da biometria e emissão de primeira via do documento, para as eleições municipais desse ano terminam hoje. Dezenas de pessoas se aglomeraram e houve confusão na hora da distribuição das senhas. A Polícia Militar foi chamada e as pessoas que não pegaram a senha não conseguiram ter acesso ao fórum.
O prazo serve também para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, indo morar em bairro ou município de outra zona eleitoral, por exemplo. É possível somente atualizar informações cadastrais, se necessário. Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito.
Ao SE Notícias, a Costureira Luciana de Jesus, 38 anos, contou que ficou quatro horas na fila mas conseguiu fazer a transferência. “Cheguei 5h, achei que era rápido, mas a realidade é outra. E essa fila é só para entrar, pois lá dentro peguei senha. Mas tirei o dia para resolver, pois é importante regularizar a situação para poder votar esse ano”, disse Luciana.
A data final de 8 de maio para a realização dos procedimentos está prevista na legislação eleitoral, e após esse dia qualquer alteração no cadastro eleitoral somente poderá ser realizada depois da votação deste ano. O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro [para cidades com mais de 200 mil habitantes]. Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Redação Se Notícias