Estudantes do campus de Laranjeiras foram recebidos no final da tarde de ontem, pelo reitor da Universidade Federal de Sergipe, Angelo Antoniolli. Também participaram da reunião, que aconteceu na Sala dos Conselhos, o vice-reitor André Maurício e os pró-reitores de Assuntos Estudantis e de Graduação, Lúcia Aranha e Jonatas Meneses, a presidente do Diretório Central dos Estudantes, Jessy Dayane, e outras lideranças estudantis.
Formado por alunos de vários cursos do campus de Laranjeiras, o grupo apresentou uma lista de reivindicações que, segundo eles, melhorarão as condições de ensino no campus.
Algumas das propostas são a transferência imediata e provisória das aulas dos cursos noturnos – Teatro e Dança – para o campus de São Cristóvão, além da viabilização de transporte gratuito entre os campi de São Cristóvão e de Laranjeiras.
Durante a reunião os estudantes se mostraram preocupados principalmente com a violência que acontece no município de Laranjeiras.
Para o reitor da UFS, a segurança pública vive um momento delicado em todo o país e a interiorização das universidades acaba criando novas demandas para o poder público, que, junto com a Universidade, deverá rever as estratégias de desenvolvimento dessas regiões, como é o caso do município de Laranjeiras.
“Não vamos deixar de lado as discussões sobre como a UFS pode contribuir com o município, como ela pode ajudar a modificar essa comunidade. Esperamos contar com o poder público, especialmente com a prefeitura de Laranjeiras nesse projeto”, avaliou o reitor.
Visando atender às solicitações dos estudantes, foi criado um grupo de trabalho formado por representações da administração, dos docentes e dos alunos. O grupo começou as discussões ainda na noite de ontem e irá operacionalizar as ações necessárias para viabilizar os pedidos dos discentes.
Mesmo com o avanço dos debates e o acolhimento das propostas dos estudantes pela administração da UFS, os alunos optaram por passar a noite no prédio da reitoria. Hoje pela manhã os docentes e estudantes estão reunidos para que se chegue a um consenso sobre a transferência ou não – provisoriamente – dos cursos de Teatro e Dança para São Cristóvão. O vice-reitor André Maurício, presidente do grupo de trabalho, afirma que a decisão tomada pela comunidade acadêmica de Laranjeiras será acatada pela reitoria.
Fonte: Ascom/UFS