por Rita Oliveira, do Jornal do Dia
O que falar…
No último dia 26 de setembro o instituto Vox Populi protocolou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o nº SE-00040/2014, os dados referentes à pesquisa eleitoral do pleito 2014, contratada pela TV Atalaia e registrada no sistema de registro de pesquisa do TRE.
No início da semana, o Jornal do Estado 2ª edição anunciou que na quinta-feira estaria divulgando a pesquisa da Vox Populi para presidente, governador e senador. Voltou a informar sobre a pesquisa na quarta-feira à noite e ontem ao meio-dia, no Jornal do Estado 1ª edição.
Surpreendentemente, no Jornal do Estado 2ª edição de ontem a pesquisa não foi divulgada e nenhuma nota foi dada sobre o assunto. Isso porque foram vários os anúncios da própria emissora e a pesquisa é uma determinação da Record, que estabelece que suas afiliadas nos Estados divulguem, através do Vox Populi, a pesquisa de intenções de votos dos candidatos majoritários a quatro dias das eleições.
Diante deste cenário, que frustrou os sergipanos que acompanham o dia a dia da política e do processo eleitoral, foram várias as especulações nas redes sociais e nas rodas políticas. O comentário era um só: por que a TV Atalaia não divulgou a pesquisa?
Os aliados e eleitores do candidato a governador Jackson Barreto (PMDB) não perderam tempo. Começaram a especular que a pesquisa não foi divulgada porque o resultado não era favorável ao candidato a governador Eduardo Amorim (PSC), que tem como vice o empresário Augusto Franco Neto (PSDB), que vem a ser o filho do dono da TV Atalaia.
Especularam que a pesquisa manteria a grande margem que Jackson tem frente a Amorim, como vem mostrando pesquisas realizadas por outros institutos, e não seria bom que um instituto nacional mantivesse essa vantagem às vésperas das eleições. Ainda mais quando a divulgação sairia através da televisão do candidato a vice de Amorim. O estrago seria grande.
O jornalismo da TV Atalaia informou à coluna que a pesquisa será divulgada hoje à noite, durante o jornal. Disse que não foi noticiada ontem porque teve atraso no seu processamento, inclusive, das artes gráficas.
Nesta sexta-feira, tem a tradicional pesquisa do Ibope, divulgada pela TV Sergipe no jornal da noite. Como a Record, é determinação da Rede Globo que suas afiliadas nos Estados contratem o Ibope.
A expectativa também é saber se a TV Sergipe vai ou não divulgar a pesquisa, uma vez que a emissora também pertence aos Franco, que em sua maioria apóia Eduardo Amorim para senador. O sócio da TV Sergipe, o ex-governador Albano Franco, tio de Augusto Franco Neto, tem o filho Ricardo Franco (PTB), candidato a suplente da senadora Maria do Carmo Alves (DEM).
Vamos aguardar …