Milhares de fieis de Sergipe e de estados vizinhos estarão reunidos no dia 19 de outubro na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Divina Pastora. O público maior é formado por fieis dos municípios circunvizinhos, são peregrinos que caminham dezenas de quilômetros em direção ao município de Divina Pastora, saindo de cidades como Riachuelo, Malhador e Aracaju.
A principal peregrinação sairá do município de Riachuelo e é organizada pelos membros da Ordem Franciscana Secular de Sergipe (OFS/SE). Ela é realizada todos os anos e tem como objetivo cumprir e manifestar o amor do Pai seráfico, São Francisco de Assis, e seus filhos, pela mãe de Senhor Jesus Cristo e sua mãe. “Não se trata, apenas, de mais uma caminhada de penitência. Mas devoção e, ao mesmo tempo, de penitência”, explica o ministro regional Ewerton Ferreira.
Além do evento religioso, esse ano os fiéis também poderão participar do Primeiro Simpósio da Peregrinação, que será realizado de 15 a 17 de outubro no Santuário Nossa Senhora Divina Pastora, que tem como Reitor o Pe Helelon Bezerra dos Anjos, telefone (79) 9142-8745, email helelonanjs@yahoo.com.br . Mais informações com o técnico da Prefeitura, Marcos Silva, telefones (79) 8812-0116 e 3271-1239, email comunicacao@divinapastora.se.gov.br
Patrimônio Cultural
Em 2014 os fiéis tem mais um motivo para comemorar. O governador Jackson Barreto assinou, no dia 09 de setembro, o Decreto 29.884 determinando que fica reconhecida como manifestação do patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado de Sergipe, a peregrinação ao Santuário Nossa Senhora Divina Pastora. O Decreto foi publicado no Diário Oficial do dia 11 de setembro de 2014.
Fincar o Pé
Divina Pastora é um dos municípios assistidos pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Petrolíferos de Sergipe – Fincar o Pé, coordenado pelo Sebrae e Petrobras com o apoio das instituições parceiras, como a Prefeitura local. O Programa tem desenvolvido diversas ações no município com foco em capacitação e empreendedorismo.
“Estamos trabalhando junto com os empreendedores locais para que aproveitem as oportunidades geradas com a realização da festa religiosa. Milhares de pessoas passarão por Divina Pastora durante a Peregrinação, podendo gerar negócios para a comunidade”, explica a analista do Sebrae Ana Nunes, gestora do Fincar o Pé.
Em parceria com o SENAC, o Sebrae tem realizado no município capacitações sobre temas como Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Atendimento ao Cliente, Noções Básicas de Gestão. “Também estamos trabalhando em Divina Pastora o Turismo Religioso, juntamente com São Cristóvão, Laranjeiras e Carmópolis”, explica Ana Nunes.
História
Divina Pastora tem na sua história duas características marcantes, a religiosidade do seu povo e o talento natural dos munícipes para o artesanato da renda irlandesa. Com uma população estimada em 4.448 habitantes, segundo o censo IBGE de 2009, e situada a 39 quilômetros de Aracaju, a cidade é considerada pelo seu povo como um “Santuário de Pagamento de Promessas”, graças à devoção a Nossa Senhora Divina Pastora, que atrai milhares de fiéis à cidade em tempos de romaria.
A vocação para o turismo religioso remonta ao tempo de surgimento da cidade, marcado pela fé cristã. Conta à história que o frei Isidório de Sevilha chegou ao povoado, mais precisamente à comunidade do alto da montanha, onde venerava uma imagem da Divina Pastora. A fé se propagou na comunidade do século XVII, na então Capela de São Gonçalo. O povoado, que à época se chamava Ladeira, deu origem à cidade. A imagem de Nossa Senhora Divina Pastora, inspiração do frei é considerada pelos moradores como a mais valiosa da cidade.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943 e Símbolo da religiosidade do povo da cidade, a Igreja Nossa Senhora Divina Pastora data do século XVIII e tem em seu frontispício o traço do estilo jesuítico do Nordeste. No seu interior a predominância é Barroco, em sua segunda fase. O templo detém em seu forro a maior pintura painelística de Sergipe, atribuída ao pintor baiano José Teófilo de Jesus. A originalidade da igreja está no corredor aberto com cinco arcadas ao longo da nave, disposição atribuída ao fato de o templo ter servido de Basílica Votiva de Peregrinação
Dicas de segurança
Usar sempre roupas claras e se possível utilizar lanterna durante a noite, aumentando ao máximo a sua visibilidade. Não andar sozinho, procurar andar sempre em grupo. Caminhar pelo acostamento da via no sentido oposto ao trânsito de veículos e em fila indiana. Não levar grande quantidade de dinheiro; Não ostentar relógios, joias e celulares. Levar a documentação pessoal necessária. Descansar sempre fora da rodovia e redobrar a atenção. Em casos de emergência, acidentes de trânsito, animais soltos e denúncias nas rodovias estaduais, a CPRV orienta que o cidadão deve ligar para o telefone 198.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Assessoria de Imprensa/Sebrae/SE