Já está tudo pronto para o acolhimento dos alunos da rede estadual que serão submetidos à prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), neste sábado, 3, e domingo, 4. O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, vai disponibilizar transporte e distribuir água e um kit com lápis, borracha e caneta para os alunos. Os professores da rede também estão mobilizados para ficar nos locais das provas, dando incentivo aos alunos e palavras de apoio, demonstrando confiança no sucesso de todos. O Enem serve de porta de entrada para a Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Em Sergipe, as provas do Enem vão iniciar ao meio-dia e prosseguirão até as 17h3, em 27 dos 75 municípios. Serão 184 locais de prova. A orientação é que o aluno chegue com uma hora de antecedência da prova para evitar contratempos.
Desde a última segunda-feira, 29, os alunos da rede estadual estão participando das revisões dos conteúdos das disciplinas exigidas no exame. As aulas ocorrem a partir das 15h, na quadra do Colégio Estadual Dom Luciano, e vão até as 21h desta quinta-feira, 1º de novembro.
Para os vestibulandos com deficiência auditiva, a Seed disponibiliza intérpretes de Libras, Língua Brasileira de Sinais, como auxílio para que os alunos tenham entendimento dos conteúdos abordados em sala de aula.
Segundo a coordenadora administrativa do programa Pré-Universitário da Seed, Gilvânia Guimarães, cada um dos polos do programa espalhados pelo Estado está organizando suas aulas de reforço. “A revisão no Dom Luciano reúne alunos de todos os polos do Pré-Universitário da grande Aracaju, mas cada polo do interior também é responsável por organizar a revisão para seus alunos. A Seed garante o material para os estudantes, elaborado pelos professores e revisado de acordo com as diretrizes curriculares do Enem. O objetivo é aproximar nossos alunos da metodologia de prova que, neste ano, passará a ser o processo seletivo de ingresso à UFS”, diz a coordenadora.
Preparação
Para preparar os alunos da rede estadual para o Enem, o Governo de Sergipe, através da Seed, promoveu ao longo deste ano simuladões, encontros pedagógicos com os professores, palestras sobre os cursos da UFS, aquisição de dicionários, além das revisões. O Governo também oferece ao aluno da rede pública o curso Pré-Universitário que atua em 39 polos, distribuídos em 21 municípios, ofertando um total de 6.175 vagas.
Dicas
O aluno que vai fazer o Enem deve ficar ligado nas dicas do Ministério da Educação. Clique aqui e veja as dicas do MEC.
Ascom/Seed