O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) já recebeu, oficialmente, pedidos de tropas federais para dar suporte aos municípios de Estância, Campo do Brito, Monte Alegre e Lagarto.
As solicitações foram formalizadas, através de ofícios, pelos juízes eleitorais, mas antes de serem apreciadas pelo Pleno da Corte, são encaminhadas ao governo do Estado a quem, segundo a assessoria do TRE, cabe avaliar a real necessidade.
Em geral, os pleitos são justificados pelo acirramento político não só entre candidatos proporcionais e majoritários, mas também entre eleitores.
Vários outros juízes eleitorais demonstraram interesse em pedir ajuda do exército para garantir a tranquilidade do pleito e a integridade física de candidatos e eleitores.
Alguns deles, ainda, não formalizaram o requerimento, o que pode ser feito até as vésperas do pleito, marcado para o dia 7 de outubro.
“Tradicionalmente solicitamos a ajuda do Exército, justamente, por conta do acirramento do processo. Os ânimos tendem a ficar mais exaltados”, disse o uiz Rinaldo Salvino do Nascimento, que pretende pedir ajuda para Japaratuba, Pirambu e Carmópolis.
O magistrado revelou que até a próxima quinta-feira formaliza os requerimentos. Após a análise, o TRE encaminha os pedidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que os analisa em sessões plenárias.
Na eleição de 2010, alguns municípios sergipanos receberam o reforço de tropas, a exemplo de Salgado, Santo Amaro das Brotas, Rosário do Catete, Itaporanga e lIha das Flores, Itabaiana, Canidé e Poço Redondo.