A Polícia Militar de Sergipe, por meio do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), prendeu na tarde dessa quarta-feira, 8, três homens por crime ambiental de caça ilegal de animais silvestres, durante patrulhamento de rotina nas proximidades de um remanescente de Mata Atlântica localizado no município de Santo Amaro das Brotas, a 37 quilômetros de Aracaju.
Durante as rondas, a guarnição percebeu três indivíduos portando armas de fogo, do tipo espingarda e mais alguns utensílios utilizados em caça de animais, em um local conhecido como Mata da Lombada, na zona rural de Santo Amaro. Ao notar a presença da viatura, os infratores fugiram adentrando na mata.
De imediato, a guarnição desembarcou da viatura e iniciou uma perseguição a pé, localizando os suspeitos alguns minutos depois, no interior da vegetação, em uma área de difícil acesso. Na abordagem e revista pessoal, os policiais encontraram duas espingardas calibre 32, oito cartuchos do mesmo calibre ainda intactos, dois cartuchos já deflagrados, alguns cartuchos de calibre 20, facões, facas e um animal da espécie cutia, já abatido.
Em conversa com os indivíduos, estes alegaram que já praticam a caça de animais há muito tempo e de maneira recreativa. Diante do flagrante, os três foram conduzidos à Delegacia Plantonista, sendo autuados por crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais e por porte ilegal de arma de fogo. O referido crime prevê detenção de seis meses a um ano, e multa, a quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Da Ascom / PMSE