Na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta terça-feira (8), o deputado Georgeo Passos (Cidadania) destacou uma visita feita juntamente com o deputado Paulo Júnior (PV) ao Hospital de Urgência Governador João Alves Filho, conhecido como Huse, na tarde da última segunda-feira (7), quando constataram que três aparelhos de tomógrafos não estão funcionando.
A ida dos parlamentares ao hospital ocorreu após a denúncia ter sido publicada com exclusividade pelo portal SE Notícias na noite de domingo (6). A matéria repercutiu amplamente em diversos meios de comunicação e levou os deputados estaduais da oposição a se deslocarem até o hospital para verificar a situação in loco, confirmando a veracidade das informações divulgadas.
O parlamentar observou que a situação da quebra dos aparelhos de tomógrafos no Hospital de Urgência não é nova.
“É uma história que se repete e demonstra como o Governo do Estado de Sergipe trata a nossa saúde pública. Esperamos que o governador Fábio Mitidieri e o secretário da Saúde, Cláudio Mitidieri, tenham uma definição. Já chegou o momento de o governo adquirir três novos tomógrafos e colocá-los à disposição da população sergipana, para evitarmos esse constrangimento para os pacientes, que precisam ser levados para outras unidades fazer exames. Estamos falando do nosso maior hospital público, o que mais recebe pacientes e que é referência em traumas e que desde o final de semana está sem nenhum tomógrafo”, lamentou.
Georgeo Passos também enfatizou que o atendimento dos pacientes do Huse em outros hospitais, como o Cirurgia e o Santa Isabel, não é o mesmo. “Isso porque nem todos os pacientes vão ser atendidos dentro do tempo que se exige. A gente espera que hoje o secretário Cláudio Mitidieri, que estará na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, traga para esta Casa uma resposta definitiva e uma solução. E se ele não tiver, todos nós deputados poderíamos nos unir e, se for o caso, até destinar parte das nossas emendas à Secretaria de Saúde, visando adquirir esse equipamento que é tão importante para o estado de Sergipe”, destacou.

Reportagem do SE Notícias leva deputados a confirmarem: maior hospital do estado está sem tomógrafos – Foto: reprodução/@depgeorgeopassos
O deputado Paulo Júnior (PV) também se manifestou sobre a visita realizada. “Veja, nós fomos lá ontem, segunda-feira, 7. Fomos fazer a visita logo após a notícia circular através do Portal SE Notícias. Fomos recebidos pela diretoria administrativa do hospital e também por uma funcionária do setor assistencial, especificamente da área de oncologia. Durante nossa visita, foi confirmada a informação de que os três tomógrafos estão quebrados, mas, de acordo com a direção, a população não está desassistida. Eles estão encaminhando os pacientes de urgência e emergência para o Santo Isabel e o Hospital Cirurgia, e os casos eletivos estão sendo direcionados para o Cadim ou hospitais regionais. Portanto, segundo a administração, não há desassistência para a população”, explicou.
Paulo Júnior acrescentou que os equipamentos já estão obsoletos, pois são utilizados em uma média de quase 3 mil exames por mês. “Além disso, já existem modelos mais modernos de tomógrafos disponíveis no mercado. Durante a visita, reforçamos nosso apelo para que o governo inclua no seu plano estratégico de saúde nos próximos anos a substituição de todo o parque tecnológico do Hospital de Urgência de Sergipe, com a aquisição de equipamentos mais modernos, especialmente os tomógrafos”, afirmou.
O deputado finalizou anunciando uma ação concreta: “Inclusive, nos comprometemos a destinar emendas ao Orçamento Geral do Estado para 2026, visando contribuir na aquisição desses novos equipamentos”, concluiu Paulo Júnior.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Redação, com informações da Agência Alese de Notícias