Após o choque, um dos homens ficou pendurado pelos pés na parte mais alta do poste.
Por volta do meio dia desta sexta feira, 10, um grave acidente por pouco não tirou a vida de três trabalhadores em Estância. Segundo informações repassadas a redação do diariosergipano, após o choque, um dos homens ficou pendurado pelos pés na parte mais alta do poste. O fato aconteceu às margens da BR 101, nas proximidades do trevo de acesso a cidade de Boquim.
De acordo com uma das versões repassadas, um possível curto circuito gerou uma faísca que iniciou uma queimada de grandes proporções na vegetação. Após o início da combustão, os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados para conter as chamas e os funcionários da companhia de energia elétrica foram chamados para desligar a rede e sanar o problema.
Segundo o soldado Paulo Alegre, do Grupamento de Bombeiros Militar da cidade de Estância, após a chegada dos militares ao foco do incêndio, todas as medidas de segurança foram tomadas. “Assim que nós chegamos aqui, perguntamos aos trabalhadores da empresa de energia se a rede estava desligada, pois nós iríamos combater o fogo com água e poderia acontecer um acidente. Após termos a confirmação do desligamento da rede, iniciamos o combate ao fogo e quando menos esperávamos ouvimos o estouro e os homens já tinham sido atingidos, afirmou o Militar.
Ainda segundo o militar, a rede onde houve o problema realmente estava desligada e o que motivou a explosão foi um toque da rede desligada com outra rede que cruza a rede afetada e após o toque houve a passagem da carga de energia que atingiu os três trabalhadores. Conforme explicações do corpo de Bombeiros, se o fio caísse no solo molhado ou se a rede afetada não tivesse sido desligada os bombeiros que estavam manuseando a mangueira também seriam atingidos pela carga elétrica.
Após o choque, os homens passaram momentos de pânico em cima do poste e um deles dependurado chamou a atenção de um grande público que se formou. Imediatamente, o SAMU foi acionado e compareceu com três viaturas ao local. Colegas de trabalho e os militares dos Bombeiros fizeram um trabalho minucioso para tirar os feridos de cima do poste.
Segundo informações vinculadas posteriormente em uma emissora de rádio local, duas vítimas foram socorridas e encaminhadas até o HRE em Estância e um terceiro ferido foi levado até o HUSE, na capital sergipana.
Ficaram feridos no acidente: Alexandre, João Carlos e Neto. Participaram dos trabalhos os militares: Sargento Barbosa, Sargento Moraes, Sargento Ricardo Cruz e Soldado Paulo Alegre.
Outra versão sobre a origem do fogo no terreno onde aconteceu o acidente circulou pelo local. Segundo algumas pessoas, o que motivou o foco de incêndio foi a ação de um morador da região que queimou uns entulhos no local. A perícia será feita e constatará o verdadeiro motivo do incêndio.
Antes de finalizar a matéria, a redação do diariosergipano recebeu a informação que dos três feridos, dois foram transferidos para a capital. O homem que ficou pendurado no poste, Alexandre Lima Costa, 40, teve queimaduras por várias partes do corpo, está na ala vermelha do HUSE, fala normalmente e o seu boletim médico ainda não foi passado pelos médicos que o acompanham. A outra vítima encaminhada ao João Alves foi Neverton Souza Alves , conhecida por Neto, que tentou socorrer o seu colega de trabalho e teve ferimentos com maiores proporções no pé, onde o cabo passou e também nos braços. João Carlos foi menos atingido e permaneceu em observação no HRE em Estância.
Texto: Pisca Júnior – Diário Sergipano