O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) iniciou a transmissão em vídeo das sessões de julgamentos realizadas pela Corte sergipana. A iniciativa tem por objetivo facilitar o acesso do público aos julgamentos efetuados.
A transmissão, que é realizada através do canal do TRE-SE noYouTube, tem inúmeras vantagens. Além da praticidade na implantação e custo praticamente zero para os cofres públicos, a transmissão através da rede social possibilita que, mesmo depois de iniciada a sessão, o usuário tenha acesso ao julgamento desde o início, bastando para isto apenas arrastar a barra de rolagem do vídeo para o ponto inicial.
Anteriormente, apenas o áudio das sessões era transmitido, através da Rádio Web do TRE-SE. A iniciativa da transmissão ao vivo, em vídeo, surgiu da Secretaria Judiciária deste Tribunal, proposta que foi encampada de pronto pelo presidente do TRE-SE, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho.
Sobre a nova ferramenta de divulgação dos julgamentos, o secretário judiciário do TRE-SE, Marcos Vinícius Linhares Constantino, comentou: “Ao amplificar a possibilidade de acesso à informação, agora podemos fornecer uma maior publicidade aos julgamentos, tornando mais efetiva a lei da transparência e cumprindo inclusive o princípio da publicidade dos atos processuais”, destacou.
Acompanhamento via Smartphone
Uma outra novidade é a possibilidade de recebimento de notificações em smartphones sempre que for iniciada uma nova sessão. Para receber as notificações, basta estar logado e acessar (através do smartphone) a página do TRE-SE noYouTube, inscrever-se no canal, na ferramenta de gerenciamento e marcar a opção “Enviar para mim todas as notificações deste canal”.
Essa opção pode ser muito útil para advogados de partidos e candidatos, bem como para os profissionais da imprensa, principalmente durante o período eleitoral, uma vez que serão notificados automaticamente sempre que iniciado um novo julgamento.
Pautas
Para saber antecipadamente os processos que serão julgados, o TRE-SE disponibiliza em sua página na internet o calendário completo, contendo todas as informações sobre os dias de julgamentos, e os respectivos processos pautados. Para ter acesso ao calendário das sessões basta clicar aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram