O ciclo menstrual é responsável por alterações hormonais ao longo do mês, que causam modificações no corpo e no humor. Cada fase do ciclo menstrual tem uma característica e apresenta sintomas que podem ser reduzidos com ajuda da alimentação.
A nutricionista Paula dos Santos Ribeiro explica o que comer e o que evitar em cada período do ciclo.
TPM
A temida fase pré-menstrual, popularmente conhecida como TPM, é o período em que o nível de progesterona está muito alto, causando alterações no humor, sensibilidade e inchaço nos seios e cansaço.
O que evitar
“Nessa fase do inchaço máximo, a maioria das mulheres sente muita vontade de comer doces e massas”, afirma Paula. A primeira dica da especialista é evitar ao máximo os alimentos que contribuem para a retenção de líquidos, como embutidos, enlatados, shoyu, temperos industrializados e alimentos em conserva.
De acordo com a nutricionista, a cafeína também deve ser evitada durante TPM porque potencializa os desconfortos do período, como a irritabilidade. “Café, chá verde, chá preto e chá mate deve ser substituídos por chá de camomila, chá de erva-cidreira e chá de capim-limão”, completa.
O que comer
Para diminuir as alterações de humor, a especialista indica a ingestão de alimentos que aumentem o nível de serotonina no cérebro, como banana e chocolate amargo em pequenas quantidades. “Além disso, nessa fase as mulheres podem investir em bebidas como chá de hibisco, chá de abacaxi e suco verde detox”, afirma Paula.
Menstruação
“Durante a fase menstrual ocorrem muitas perdas de nutrientes e a alimentação pode ajudar na reposição”, diz a nutricionista. Nesses dias, a dica da especialista é priorizar a ingestão de carne, de preferência vermelha, para garantir a reposição do ferro, e de alimentos ricos em vitamina C para garantir a absorção no nutriente.
“Sucos de acerola, tangerina ou laranja com mamão são uma boa pedida para o período menstrual”, afirma. Segundo a nutricionista, é importante também ingerir alimentos e bebidas que dão energia, como o suco verde.
Alimentos contra cólica
Segundo Paula, para evitar a cólica é aconselhável evitar o excesso de açúcar e bebidas gaseificadas.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Por Laís Peterlini, do Portal Mulher.Com.br