Com a finalidade de encontrar uma solução para situação dos tototós de Sergipe estiveram reunidos o secretário de Turismo, José Roberto Lima, a vice-presidente da Associação dos Proprietários de Canoas e Fretes da Barra dos Coqueiros (APCFBC), Maria Almeida (Mary) e a deputada estadual, Ana Lúcia, que é também a autora do Projeto de Lei nº 49/2010 que tornou as tradicionais e famosas embarcações sergipanas em Patrimônio Cultural e Imemorial do Estado de Sergipe.
Segundo José Roberto de Lima, a reunião teve como finalidade buscar uma forma de ajudar os proprietários dos tototós que passam por uma situação muito precária. “A deputada Ana Lúcia veio a nossa procura em busca de idéias para que o governo estadual possa ajudar os canoeiros que estão passando dificuldades financeiras, visto que, os tototós existentes estão precisando de uma grande reforma estrutural e que devem se adequar às normas de segurança obrigatória que a Marinha exige”. De acordo com o secretário, a reforma das embarcações vai possibilitar um novo roteiro turístico no estado. “Com os tototós reformados será possível finalmente estruturar um novo roteiro turístico no estado, o passeio pelas águas de Sergipe, o que vai possibilitar aos turistas e sergipanos uma visão diferente de Aracaju, da Barra e de Socorro, através dos rios Sergipe, Poxim e do Sal. Será um roteiro cheio de belezas naturais e em um transporte tradicional do estado”, ressalta.
A presidente da associação fez questão de destacar que a situação dos barcos é de precariedade. “Sei que os proprietários dos 23 ‘tototós’ em funcionamento vão ficar satisfeitos com a notícias do acordo que fizemos hoje. A grande maioria dos tototós encontram-se em estado deplorável. É muito bom ver que o governo está olhando para a gente e que teremos finalmente o apoio necessário para dar continuidade ao nosso trabalho, com essa reforma levaremos também sustentabilidade a família dos associados e traremos de volta a valorização cultural dessas embarcações”, comemora.
Para o canoeiro Pedro Henrique de Almeida, que também participou da reunião a solução encontrada será a salvação financeira de muitas famílias. “Tivemos uma queda de 90% no transporte de pessoas, cheguei a transportar mais de 900 pessoas por dia e atualmente apenas carrego apenas 150 pessoas/dia. Agora estou feliz em finalmente sermos atendidos. A partir de agora o sustento da minha família e dos meus companheiros vai está garantido”, espera.
Tototó
Os Tototós são embarcações simples, tendo como material predominante a madeira, cabine para seus passageiros que viajam sentados, possuindo cerca de três metros de largura e 15 metros de comprimento, batizadas com este nome por causa do som característico emitidos pelo seu motor e popa.
Fonte: Setur