Um tremor foi registrado por volta das 20h40 (horário de Brasília) da quarta-feira (22) no médio sertão sergipano e assustou moradores dos municípios de Gracho Cardoso, Itabi, Feira Nova, Nossa Senhora de Lurdes e Gararu, após sentir a terra tremer em alguns pontos.
Siga o SE Notícias no Twitter e no Facebook
O estado de Sergipe não possui sismógrafo, que é o equipamento para medir ocorrências desse tipo. Mas o laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte registrou a presença de abalos sísmicos no território sergipano, na noite de ontem.
De acordo com o professor Joaquim Ferreira da UFRN, o epicentro preliminar foi registrado nas proximidades do município de Itabi. “Esse evento ocorreu em algumas estações operadas pela UFRN e a magnitude preliminar foi estimada em 2.5 na escala Richter”, explica.
Segundo Eduardo Menezes, técnico do laboratório de Sismologia, também houve ocorrências em Sobral, no Ceará e em municípios de Pernambuco na mesma noite. “Esses tremores ocorrem devido a falhas geológicas nessas regiões. Por isso são registrados com certa frequência”, explica.
O último caso semelhante em Sergipe ocorreu em agosto de 2006, em sete municípios do semi-árido. Na ocasião, o observatório de sismologia da Universidade Federal de Brasília não registrou abalos sísmicos, mas supôs que também poderia ter sido de até 3.5 na Escala Ritcher.
Somente tremores acima de 6.0 são considerados de grande magnitude. As pessoas sentiram um barulho como um relâmpago seguido depois por um tremor.
Fonte: G1 Sergipe