Próximo à área dos mercados centrais de Aracaju, na Avenida Otoniel Dória, o novo Terminal Pesqueiro ganha forma e já está com 90% das fundações da estrutura do espaço administrativo concluídas. A obra do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), beneficiará diretamente mais de 12 mil pescadores de 27 colônias sergipanas e a população consumidora dos pescados no estado.
“Trinta e sete funcionários trabalham diariamente no local. Na área onde será construído o cais, a execução do trapiche segue em ritmo acelerado, sendo que o cravamento das estacas será finalizado em no máximo três semanas”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa.
O novo Terminal Pesqueiro fortalecerá a economia sergipana ao atender as demandas dos sergipanos ligados à atividade pesqueira. De acordo com Valmor, se os fatores externos não interferirem, a obra manterá o cronograma até então estabelecido.
“O andamento dos serviços tem atendido às nossas expectativas, apesar da constante variação da maré e das chuvas ocorridas nas últimas semanas. Porém, a fim de evitar o avanço das águas no espaço, uma barreira de gabiões encontra-se na metade de sua execução, o que futuramente permitirá a celeridade da próxima etapa, quando serão feitas a concretagem, a laje e alvenaria da estrutura do embarcadouro”, detalha.
A obra
Com investimentos provenientes do Governo Federal no valor de R$ 7.290.032,10, o Terminal Pesqueiro terá dois níveis compostos de um espaço administrativo com cozinha, lanchonete, lobby, sala de reunião, salas administrativas e sala para tratamento. A estrutura ainda possuirá um cais de atracação com 632,00 m² para a recepção das embarcações pesqueiras, e outras instalações, projetadas de acordo com definições da Vigilância Sanitária como áreas de recepção, seleção, beneficiamento e comercialização de peixes, frutos do mar e outros gêneros, salas de higienização de equipamentos, câmaras frigoríficas, câmara de espera, silo de gelo, casa de máquinas e depósito de resíduos.
Além disso, visando a eficiência do trabalho dos funcionários e tripulantes, serão construídos uma sala de higienização, sanitários e vestiários, rampas e elevador de acesso e estação tratamento de esgoto, totalizando 1,256,22 m² de área construída.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Matéria extraída do Portal Agência Sergipe de Noticias.