Fredson Navarro e Flávio Antunes, do G1 SE
Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Sergipe começaram a sair dos colégios após a conclusão da segunda etapa a partir das 14h (horário) local deste domingo (9). Hoje eles responderam 45 questões de linguagens e códigos, 45 de matemática e a redação.
O tema da redação deste ano foi ‘Publicidade infantil em questão no Brasil’ e surpreendeu muitos estudantes.
“O que mais achei complicado foram as questões de português, e o mais fácil foi a redação. Mas me surpreendi com o tema, achava que seria falta de água”, disse Matheus Henrique, 18 anos.
“Foi a minha primeira vez que fiz o Enem, foi para conhecer o processo e ganhar experiência. Entre as questões mais difíceis estavam as de matemática. Já física eu achei mais fácil. Em minha opinião, o tema da redação foi complicado”, disse Matheus Ferreira Pinheiro, 19 anos.
O estudante Nailton Marques, 26 anos, considerou o tema difícil.
“Achei a redação mais complicada em virtude do tema. O que ajudou a terminar foi citar o trabalho infantil. Achei mais fácil as questões de português”.
“Achei fácil a leitura e compreensão das questões de português. Já a prova de matemática estava difícil. Mas o pior foi a redação que infelizmente não consegui fazer. Não acredito que vou passar. Estou decepcionada”., lamenta Milena Barbosa, 18 anos.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 124 mil estudantes estão fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Sergipe.
No primeiro dia os alunos responderam 45 questões sobre Ciências Humanas e 45 questões de Ciência da Natureza. Com o tempo de prova de 4h30.
O movimento nos colégios foi tranquilo durante os dois dias. Alguns estudantes se confundiram com o horário de verão e chegaram atrasados no sábado (8) e consequentemente foram eliminados mas puderam fazer a segunda etapa neste domingo (9).