O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou nesta sexta-feira (20) a conclusão da consolidação dos relatórios de contas dos municípios que estavam em estado de emergência e que gastaram recursos no carnaval deste ano ou não prestaram as informações solicitadas pelo órgão de controle. No estudo, há dados decorrentes das inspeções realizadas in loco pelas equipes técnicas, incluindo valor e fonte dos recursos gastos. Em todos os municípios foi verificada ainda a quitação da folha de pagamento até o momento das inspeções.
“Os relatórios foram consolidados e acatados pelo Pleno, que deliberou pelo encaminhamento de cada caso para o conselheiro responsável pela respectiva área de controle e inspeção, de modo que o próximo passo será a avaliação da razoabilidade dessas despesas”, observou o diretor de Controle Externo de Obras e Serviços, Antônio Álvaro de Carvalho.
O TCE solicitou dados de 24 municípios que estavam em estado de emergência, e técnicos do órgão visitaram 12 deles, sendo sete que gastaram no período do carnaval (Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Glória, Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Simão Dias e Tobias Barreto) e outros cinco por não responderem à solicitação de informações (Arauá, Campo do Brito, Monte Alegre, Itabi e Poço Verde).
Entre os que não responderam, verificou-se que houve gastos nos municípios de Campo do Brito R$47.237 e Poço Verde R$305.700. Nos demais, as inspeções confirmaram os valores informados anteriormente pelos municípios de Canindé de São Francisco, R$ 859.799,01; Tobias Barreto, R$ 522.879,50; Simão Dias, R$ 487.292,87; Nossa Senhora da Glória, R$ 114.613,39; Gararu, R$ 14.191,95; Nossa Senhora de Lourdes, R$ 6mil; e Poço Redondo, R$ 18.700.*
*Com informações do TCE/SE