A edição 2012 do projeto ‘Visitas Guiadas’ teve início nessa quinta-feira com os alunos do programa Projovem Urbano. O terceiro ano do trabalho será marcado pela ampliação, onde serão atendidas, além das escolas, setores da sociedade como grupos de idosos, jovens, meninos do Peti, escoteiros e colônias de pescadores. ‘Visitas Guiadas’ é uma iniciativa da Subsecretaria de Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac), vinculada à Casa Civil.
Um total de 25 jovens percorreu o centro histórico de São Cristóvão. Os passeios têm início na praça São Francisco e seguem pelos principais monumentos históricos que ficam ao redor do Patrimônio Mundial da Humanidade. Com a ampliação de público do projeto é possível informar sobre história local e sobre seus principais monumentos, como também trabalhar com as pessoas sobre o trato para com os turistas que chegam em número crescente à antiga capital do estado.
“Um dos pressupostos da nova museologia é o de que os museus não devem servir tão somente aos turistas ou a estudantes e intelectuais; eles devem ser, acima de tudo, da comunidade como um todo. Afinal de contas, eles se constituem enquanto locais de memória de um povo. Esse mesmo povo deve se reconhecer e se redescobrir nessas instituições”, ressaltou a coordenadora de Educação Patrimonial da Subpac, Maíra Ielena.
Segundo a educadora, Vânia Dias Correia, que trabalha como guia durante as visitas, a população de São Cristóvão se interessou em participar do projeto. “O ‘Visitas Guiadas’ cativou as escolas e conquistou o reconhecimento do público sancristovense. A partir de então, despertou-se o interesse de vários setores em integrar o nosso calendário. Assim, estendemos o nosso calendário e hoje conscientizamos também a comunidade sobre e necessidade da preservação dos nossos bens”, explicou Vânia Dias Correia.
Agência Sergipe de Notícias