A Secretaria da Segurança Pública (SSP) preparou uma estrutura de atendimento especializado para a comunidade LGBTQIA+ durante a Parada LGBT 2023, que acontece neste domingo, 27. A SSP contará com serviços de agendamento para retificação e emissão de RG da comunidade, além da disponibilização de uma unidade plantonista da Polícia Civil para o registro de eventuais ocorrências que possam acontecer no dia do evento, que acontece na Orla de Atalaia, em Aracaju.
De acordo com o subtenente Helenilton Dantas, coordenador-geral do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+ da SSP, a unidade estará presente na Parada LGBT com a prestação de serviços à comunidade LGBTQIA+. “No espaço, além de divulgarmos os nossos serviços, teremos lá o agendamento para retificação de nome e gênero e de emissão de RG, além de toda a documentação necessária para que essa população tenha sua cidadania plena”, ressaltou.
No espaço que será montado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+, estarão presentes equipes de prontidão para o atendimento e acolhimento à comunidade também na Parada LGBT. “Estaremos lá com equipe completa com psicólogos, assistentes sociais, assessores jurídicos e estagiários para fazer esse acolhimento. Também teremos o apoio direto da Coordenação Geral de Prevenção à Violência e à Criminalidade da SSP (CPVC)”, acrescentou Helenilton Dantas.
Segundo a coordenadora da CPVC, Abigail Souza, o propósito da unidade estar presente na Parada LGBT é justamente apoiar o Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+. “É uma das nossas políticas de enfrentamento à violência e à criminalidade. Já temos um trabalho forte de prevenção nas unidades de ensino dialogando com a juventude e, nesse ambiente, teremos esse público, sendo um momento de confraternização e de nos encontramos com essa comunidade tão rica”, acrescentou.
Já conforme a coordenadora operacional das delegacias da capital, Nalile Castro, a Polícia Civil contará com duas estruturas na Parada LGBT. “Uma situada na Delegacia de Turismo (Detur), onde funcionará uma unidade plantonista do meio-dia à meia-noite, fazendo a cobertura de toda a festa e com equipe preparada para atender a toda a população. A outra estrutura estará instalada na Cinelândia, com o ônibus da Polícia Civil com profissionais especializados para orientação à população”, revelou.
No que se refere ao plantão da Polícia Civil estabelecido na Detur, haverá equipes completas tanto para o atendimento às demandas de toda a população, quanto para a comunidade LGBTQIA+. “Temos duas equipes, sendo uma para atender situações flagranciais como roubos e furtos e uma outra equipe para atender ao público LGBTQIA+ ou que tenha alguma outra vulnerabilidade. Todas as matérias ligadas aos grupos vulneráveis também podem pedir medidas protetivas no plantão do domingo na Detur”, pontuou Nalile.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: SSPSE