O secretário de Segurança Pública, João Eloy de Meneses, recebeu no final da tarde desta quinta-feira, 22, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Sergipe, Carlos Augusto Monteiro, o Conselheiro Federal da OAB, Henry Clay, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da entidade, Cláudio Miguel Oliveira. A reunião teve o objetivo de informar como está o andamento das investigações que apura o desaparecimento do adolescente Jonatha Carvalho dos Anjos, que sumiu no último dia 13 de março.
Os representantes da OAB informaram que foram procurados pela família do adolescente e que eles pediram apoio da Ordem para encontrar o jovem. Eles relataram informações repassadas pela família há quase uma semana sobre características do jovem e o envolvimento dele com um dos integrantes do grupo, Ricardo André Carvalho Pimentel, mais conhecido como “Fofo”, primo do desaparecido. “A família relatou que ele saiu de casa com o primo, mas que voltaria rapidamente”, explicou o advogado Henri Clay.
A aeronova do Grupamento Tático Aéreo fez buscas durante toda a tarde na região e, junto com o pai do jovem, equipes policiais distribuíram cartazes que foram confeccionados pela SSP com a foto de Jonatha e com o número 181, o Disque-Denúncia da Polícia Civil. As buscas serão retomadas pelo coronel Maurício Iunes e por suas equipes amanhã a partir das 8h.
O secretário João Eloy e o delegado Alessandro Vieira, presidente do inquérito que desarticulou a quadrilha especializada em assaltos há uma semana, fizeram questão de destacar que em momento algum há citação sobre o envolvimento do jovem com o grupo. “Nas informações consistentes da Dipol [Divisão de Inteligência e Planejamento Policial], há a citação deste adolescente. E também no momento em que a quadrilha foi interceptada em Japoatã, nós temos certeza absoluta que ele não estava no veículo Corsa”, explicou o secretário João Eloy.
O delegado Alessandro Vieira reforçou no encontro as informações repassadas pelo secretário de que o adolescente não estava dentro do veículo. Alessandro apresentou detalhes da investigação aos advogados e também reiterou que em nenhum momento o adolescente é citado no inquérito. “As informações colhidas antes, durante e depois da operação policial, ocorrida no dia 13, em Japoatã, não deixa dúvida de que havia apenas três pessoas dentro do veículo”, explicou.
João Eloy enfatizou que cabe a polícia descobrir como se deu o desaparecimento do jovem e se ele está vivo ou morto. “Garanti hoje cedo ao pai do adolescente que a polícia sergipana está toda mobilizada para desvendar este caso. É nossa obrigação encontrá-lo. Para isso, vamos utilizar todos os meios investigativos e operacionais que dispomos”.
Ao final do encontro, Carlos Augusto Monteiro, confirmou que SSP e OAB chegaram a mesma conclusão. “Temos que localizar o adolescente Jonatha para dar tranquilidade a todos para que não paire qualquer dúvida sobre a operação feita naquela localidade”, disse. O presidente da OAB lembrou que o aparelho do Estado já foi colocado à disposição dos familiares do menor. “O secretário colocou à disposição a aeronave do Grupamento Tático Aéreo para que os familiares sobrevoassem a região”, enfatizou.
No final do encontro, o pai do adolescente Rosinaldo Araújo Almeida compareceu ao gabinete do secretário João Eloy e disse que crê nas ações da SSP e na palavra do secretário João Eloy. “Hoje, estou mais fortalecido e creio que ainda encontrarei meu filho”.
SSP/SE