Nesta terça, 14, a partir das 10h, o governador do Estado, Marcelo Déda, convida para a solenidade de fechamento das comportas da barragem do Poxim-Açu, em São Cristóvão, para o início do processo de acumulação de água. Desde 2007 foram investidos R$ 85 milhões na barragem.
A barragem do Rio Poxim-Açu foi implantada no povoado Timbozinho, em São Cristóvão, a 30 quilômetros do Centro de Aracaju. A estrutura física da barragem possui uma cota de 15 metros de altura e extensão de 1.125 metros, com área de inundação de 5,2 km². A barragem formará um reservatório com capacidade de acumulação de 32,73 milhões de m³ de água.
O fechamento das comportas da barragem do Poxim dará início ao processo de retenção da água do Rio Poxim-Açú, e será um elemento regularizador, acumulando água do rio nos períodos chuvosos para ser utilizada durante os momentos de estiagem.
Este volume de água possibilitará a regularização da vazão do rio Poxim-Açu, que ficará estabilizada em cerca de 960 litros de água por segundo (podendo chegar a 1.200 litros em época de chuvas), sem sofrer queda que prejudique o abastecimento de água na Grande Aracaju, mantendo constante a vazão de água explorada pela Deso durante todo o ano, inclusive no período de estiagem, assegurando maior segurança no abastecimento de água da região metropolitana de Aracaju, reforçando o Sistema Produtor do rio São Francisco. Cerca de 786.856 pessoas serão beneficiadas.
Secundariamente, a barragem proporcionará também o controle de enchentes protegendo os bairros residenciais às margens do rio Poxim, após a captação da Deso.
A obra respeitou as recomendações ambientais, com o plantio de 40 mil mudas nativas, e as orientações do Iphan, com a prospecção dos sítios arqueológicos.
Serviço:
O quê – Solenidade de fechamento das comportas da
barragem do Poxim
Quando – Nesta terça, 14, a partir das 10h
Onde – Barragem do Poxim-Açu, Povoado Timbó – São Cristóvão.
Agência Sergipe de Notícias