O SE Notícias entrevista pré-candidatos a prefeito na Grande Aracaju nas eleições 2024
A partir desta terça-feira (08), o portal SE Notícias irá divulgar uma série de entrevistas com os pré-candidatos que pretendem disputar vaga a prefeito no próximo pleito de 2024. Nosso objetivo é proporcionar aos internautas e eleitores mais uma oportunidade de conhecer os potenciais candidatos e suas propostas para o comando da prefeitura de sua cidade.
O primeiro entrevistado é o pré-candidato do PT à prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, o senhor Klewerton Siqueira de 42 anos, morador da cidade desde 1993, estudante de gestão pública com mais de 24 anos de experiência no serviço público, sendo oito deles como secretário municipal de Transportes e de Serviços Urbanos na cidade de Nossa Senhora do Socorro. Hoje, ele ocupa a Secretaria de Esportes e Lazer de São Cristóvão.
Filiado ao PT, Klewerton Siqueira assumiu uma liderança política na cidade, onde disputou o pleito de 2020, obtendo 4.253 votos. Para o pleito de 2024, pretende se candidatar novamente. Numa análise firme ele afirma não ver motivos para comemoração da sociedade socorrense. Se destaca como um dos mais críticos à gestão do atual prefeito Padre Inaldo (PP).
Para Klewerton Siqueira, a motivação em querer disputar novamente o pleito para 2024 à Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro é a experiência existente na administração pública e o amor pela cidade. ”Aqui vivo, trabalho, gero emprego e renda, sem contar a experiência administrativa que trago comigo e irei ajudar a tirar Socorro do atraso que se instalou ao longo dos últimos anos. É muito triste ver minha cidade parar no tempo,” comenta.
O interesse pela política surgiu desde o tempo de juventude, quando se fez presente em muitos movimentos estudantis. ”Participei dos Grêmios Escolares ainda muito jovem, fui às ruas pedir o “Fora Collor”. No Serviço Público, ao longo dos meus 24 anos, sempre gostei muito de servir às pessoas e, de forma natural, fui inserido e participando da política, em especial da minha cidade, sempre antenado com o que acontece no meu município e nos bastidores da política, atividade que também tenho prazer em fazer”, pontua.
Presidente do PT/Socorro, partido do Presidente Lula, Klewerton Siqueira diz não haver complicladores, apesar do cenário socorrense apontar quatro candidaturas de centro-direita. “Tenho o meu lado partidário bem convicto, sou do PT, que está fazendo um governo para todos. Socorro precisa de gestão, as pessoas precisam participar das discussões da nossa cidade, a exemplo do que acontece no Governo Lula, que faz uma discussão ampla em todo o Brasil. Precisamos levar esse modelo de Gestão para Socorro. Levarei essa discussão para os quatro cantos da minha cidade, acredito nisso para colocar Socorro nos trilhos do desenvolvimento,” esclarece.
O Pré-candidato aponta falhas e o que falta para Nossa Senhora do Socorro avançar e crescer como cidade. “Posso citar alguns exemplos: Socorro não possui um Plano Diretor eficiente, tem péssimos índices, se comparada a outras cidades que estão no entorno das capitais, em outros estados, no que se refere a infraestrutura e saneamento básico. Mais de 45% das ruas não tem estrutura de esgoto e calçamento, falta transporte público de qualidade, falta medicação nos postos de saúde, falta emprego para o povo. O Socorrense precisa sentir orgulho de ser de Socorro, o atual gestor, que não tem raízes no nosso município, faz pouco caso de tudo isso. A arrecadação do município aumenta a cada dia e não presenciamos investimentos na cidade, muito triste tudo isso,” destacou.
Segundo Klewerton Siqueira, Nossa Senhora do Socorro tem um povo guerreiro, honesto e trabalhador. E as prioridades para a cidade tão querida é resgatar o sentido de pertencimento do Socorrense, investindo na população e trazendo empresas que priorizem o investimento na cidade, para gerar renda, circular o dinheiro no município, fazer o bolsa família municipal, através de uma moeda própria, buscar parcerias junto ao Governo Lula para investimentos em saúde, saneamento, infraestrutura, educação, enfim, repaginar Socorro, mas tudo isso será feito discutindo com o povo.
Nossa Senhora do Socorro completou 159 anos de emancipação política e, de acordo com Klewerton Siqueira, não há o que se comemorar. “Infelizmente, qual obra estruturante temos? Quantas escolas foram construídas ao logo desses quase 7 anos?, Somos quase 200 mil habitantes que sofremos diariamente com o desgoverno que se instalou em nossa cidade. Eles discutem tudo, menos gestão,” disse.
Numa análise do pleito anterior, ao qual não obteve resultado expressivo, Klewerton Siqueira aponta algumas razões, a exemplo do fato de ter disputado com um candidato à reeleição, um deputado estadual que já havia sido candidato algumas vezes, um deputado federal e um ex-prefeito. “Fizemos uma campanha limpa com a nossa militância e o cenário político nacional era completamente diferente de hoje, nosso projeto atual conta com o apoio de Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador da República e nosso maior líder, o Presidente Lula. Temos um grupo ainda mais amplo com vereadores, ex-vereadores, suplentes e lideranças que sonham com uma cidade melhor”. Ainda pontuando, Klewerton cita o seu plano de governo: “Gerar emprego e renda dentro do nosso município, investir em infraestrutura, principalmente nos bairros abandonados, tais como Guajará, Piabeta, Pai André, Santo Inácio, entre outros. Mas o nosso principal eixo será uma gestão participativa, discutir Socorro com os socorrenses, fazer com que o meu povo sinta orgulho de ser socorrense, esse é meu maior desafio”.
Mesmo não obtendo a vitória para o executivo municipal em 2020, é inegável sua força política no município de Nossa Senhora de Socorro, claramente demonstrada através da vitória do então candidato Rogério Carvalho, ratificando o sucesso de seu engajamento político, mas fica uma incógnita no ar: o PT e seus aliados (PSB, PV e PCdoB) chegarão com força máxima para as eleições municipais em 2024?
Klewerton garante que sim, afirmando ter realizado uma campanha muito bonita em Socorro, onde o grupo promoveu a vitória de Rogério no primeiro turno, além dele de que o fato dele ter obtido no segundo mais de 35.000 mil votos reafirma que o povo de Socorro gosta do PT e que chegou a sua hora. A respeito do episódio ocorrido com Fábio Henrique, Klewerton afirma não ter sofrido qualquer deslealdade e interpreta ter sido tão somente direcionamento e escolha de ideais políticas. Neste contexto, ele não vislumbra qualquer aliança entre seu grupo com a pré-candidatura do ex-prefeito.
Já em se tratando de possíveis adversários como: o candidato do atual prefeito Padre Inaldo (PP), que deve ser Renato Nogueira, com o ex-prefeito e ex-deputado federal Fábio Henrique (PDT), com o deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania) e com a Líder Comunitária, Eliana da Sopa (PSL), ele diz não demonstrar preocupações específicas, dedicando-se em formatar a sua política com base um uma discussão direta com o povo socorrense sobre as necessidades do município.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias