Por volta de 5h30 deste domingo, 1º de dezembro, os moradores do entorno da avenida Pedro Calazans, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, foram surpreendidos por um rompimento de uma adutora da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que ocasionou a abertura de uma cratera, provocando grande vazão de água e lama em uma área íngreme da via. O incidente impactou diretamente imóveis e estabelecimentos comerciais.
Devido ao incidente, a avenida Pedro Calazans permanece interditada até a conclusão das obras necessárias, com o objetivo de assegurar a integridade da população e a estabilidade da via. A SMTT realizou o bloqueio de um trecho da avenida Pedro Calazans, entre a rua São Cristóvão e a rua Sete de Setembro. Também há bloqueio de trânsito no trecho que compreende a rua Divina Pastora, entre a rua Siriri e avenida Pedro Calazans. Já as ruas adjacentes aos trechos bloqueados devem ser evitadas. São elas: rua Siriri, Dom Bosco, travessa Almirante Tamandaré, José de Barros e rua Geruzinho.
O local segue sob monitoramento contínuo, garantindo que todas as intervenções sejam realizadas com segurança antes da liberação da área. A Prefeitura reitera que a situação está sob controle e reforça seu compromisso de empregar todos os esforços para restabelecer a normalidade no menor tempo possível.
Desde o momento em que foi notificada, nas primeiras horas da manhã, a Prefeitura de Aracaju mobilizou uma força-tarefa, de cerca de 140 pessoas, que incluiu a Defesa Civil de Aracaju, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria da Comunicação Social (Secom), em auxílio ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE) e Deso.
As equipes atuaram de forma coordenada para remover a água e lama dos imóveis, e garantir a segurança no local. A Defesa Civil realizou vistorias técnicas nos imóveis para avaliar os danos e orientar os moradores. Já a Emsurb esteve presente com máquinas e trabalhadores para realizar a limpeza imediata das áreas públicas afetadas. Enquanto isso, a SMTT garantiu a organização do trânsito em vias alternativas e a segurança dos pedestres.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: Agência Aracaju de Notícias