Diante da necessidade de proporcionar fluidez com segurança à Aracaju, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou uma capacitação em sinalização semafórica ao seu corpo técnico. O curso durou três dias e trouxe noções básicas de engenharia de tráfego.
Entre as principais mudanças a serem realizadas, está a priorização os corredores semafóricos temporizados, para que fiquem verdes todos de uma vez numa única via. De acordo com estudos de técnicos do órgão, essa é uma das alternativas para melhorar a fluidez no trânsito. Algumas vias começaram a adotar esse novo sistema, a exemplo das avenidas Francisco Porto e Barão de Maruim.
Siga o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Segundo o engenheiro civil especialista em trânsito e transporte, Wagner Bonetti, responsável por ministrar o treinamento, é preciso focar em atitudes eficientes para proporcionar os resultados esperados. “Sem uma base de conhecimento mais abrangente, não dá para fixar os conceitos sobre sinalização semafórica. A apostila que disponibilizo aborda exigências de órgãos como o Denatran e MUTCD, dos Estados Unidos”, informa.
Para a coordenadora de sinalização da SMTT, Sheila Thereza, a oportunidade demonstra que a gestão está preocupada em administrar a mobilidade urbana de uma forma que seus recursos sejam potencializados. “Pelo amplo conhecimento do especialista, é possível nossa equipe se capacitar com noções básicas de engenharia de trânsito, fiscalização eletrônica e sinalização semafórica”, considera.
O técnico da equipe semafórica da SMTT, Miguel Ângelo dos Santos, acredita na importância do momento para seu trabalho. “É uma possibilidade de ampliar os conhecimentos no campo que atuamos para poder aplicar na prática do dia a dia”, conta.
Com informações da SMTT-SE