Dias 22 e 23 deste técnicos e funcionários do Sistema FAESE/SENAR Sergipe, participarão do Semiárido Show, conhecida como a Maior Feira da Agricultura Familiar do Nordeste brasileiro. O evento é uma promoção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Petrolina (PE).
O tema do evento ‘Território, Água e Agroecologia: Bases para a vida no semiárido’, visa estimular discussões no tocante as políticas públicas e as alternativas para apoio a produção da região. “O evento tem o objetivo de fortalecer as atividades produtivas, para que a renda dessas famílias e a acessão sejam consolidadas pela produção, pela renda da produção, pela renda do trabalho e com isso melhorar ainda mais a qualidade de vida dessas famílias”.
O objetivo da viagem a Petrolina (PE) é levar técnicos a visitarem o Semiárido Show e conhecer o que existe de novidades, técnicas e tecnologias no convívio com o semiárido. O evento apresenta o melhor da pesquisa técnico e científica, as tecnologias, maquinários e novas variedades de forragens desenvolvidas pela Embrapa e outras instituições e empresas.
Segundo o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (SENAR) de Sergipe, Denio Leite, vem estudando a dois anos a implantação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para produtores rurais. “Com os nossos trabalhos previstos para o início de 2016, temos a certeza que estamos no caminho certo. O programa do SENAR baseia-se no tripé: escolha correta do público atendido, formação profissional e gerencial do produtor e a capacitação do técnico de campo”, explicou. A participação dos técnicos no evento é de fundamental importância, pois eles tratarão diretamente com o produtor durante o período de acompanhamento, que é de 2 anos com visitas mensais.
“Consideramos nossos técnicos como verdadeiros soldados. A cada viagem e capacitação é mais um investimento que fazemos neste nosso exército que somente irá a campo quando estiver apto para o desafio imposto. Estes técnicos assim que retornarem à Aracaju receberão capacitação na metodologia de assistência técnica do SENAR, gerenciamento de propriedades, software próprio e de mudança comportamental”, adiantou.
O presidente do Sistema, Ivan Sobral, destacou que este é mais um salto para a instituição, pois os dados do censo agropecuário de 2006 apontam que apenas 9,32% dos produtores rurais recebem assistência técnica na sua propriedade. “O objetivo do programa é aumentar a produção de alimentos através do melhor gerenciamento das propriedades. Grande parte dos nossos produtores já sabem o dever de casa que é produzir alimentos, o que falta para muitos é entender a gestão das suas propriedades, tais como melhor levantamento de custos, planos de ação e execução, estabelecimento de metas, dentre outros. O público alvo são os médios produtores, pertencentes a classe “C” e aqueles das classes “D” e “E” superior”, anunciou.
O ATER é um pensamento antigo do Sistema FAESE/SENAR Sergipe. A capacitação que é feita há 20 anos pelo Sistema apontava que o produtor precisava de mais um instrumento, que é o acompanhamento da atividade. “Ao final do programa desejamos ver estes produtores fortalecidos e servindo de motivação para que outros identifiquem que é possível produzir no semiárido sergipano com sustentabilidade. Com este programa ficamos com o sentimento de dever cumprido, pois todos os esforços do sistema são pautados para a melhoria da economia e empregabilidade do estado, através da produção da agricultura e pecuária.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Da Ascom FAESE/SENAR Sergipe