Durante entrevista concedida ao podcast do portal SE Notícias, na segunda-feira, 15, o diretor do Sindipetro Alagoas/Sergipe, Thiago Ítalo, divulgou com exclusividade que o contrato entre a Petrobras e a empresa Engeman, responsável pela operação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe, foi assinado no último dia 12, no Rio de Janeiro.

Thiago Ítalo reforçou que a retomada da Fafen precisa ocorrer com segurança, assegurando a presença de trabalhadores experientes e fiscalização 24 horas – Foto: SE Notícias
A Engeman já iniciou a mobilização para realizar a manutenção das instalações da planta localizada no município de Laranjeiras, etapa inicial para a retomada da produção na unidade. No entanto, o dirigente sindical chamou atenção para a necessidade de fiscalização ininterrupta por parte da Petrobras.
“A ausência de representantes da Petrobras nesse período nos deixa extremamente preocupados. Como podemos garantir a segurança e o cumprimento rigoroso dos procedimentos operacionais sem uma fiscalização direta e contínua? Quem assumirá a responsabilidade em caso de incidente?”, questionou Ítalo.
O sindicalista reforçou ainda que a retomada da Fafen precisa ocorrer com segurança, assegurando a presença de trabalhadores experientes e fiscalização 24 horas:
“Não aceitaremos que a vida dos trabalhadores seja colocada em risco por falhas de acompanhamento”, concluiu.
Já na quinta-feira, 18, o governador Fábio Mitidieri se reuniu com representantes da Engeman. A expectativa é que, até o final de 2025, a produção de CO2, amônia e ureia seja retomada na unidade, gerando cerca de 1.400 empregos diretos e indiretos.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias