O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, vem a público denunciar e repudiar as declarações do vereador Agamenon Sobral (PHS) pelas ofensas cometidas contra os jornalistas da Editoria de Política do Jornal da Cidade, que respondem pela Coluna Periscópio do referido jornal.
Nesta terça-feira, 01, em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador classificou de vagabundo o jornalista responsável pela Coluna Periscópio, do Jornal da Cidade, que é assinada pela Editoria de Política.
O comportamento agressivo e desrespeitoso do vereador Agamenon Sobral se deu pelo fato do jornal ter publicado uma nota, salientando que a indicação de mais de 100 cargos comissionados na Prefeitura de Aracaju e empresas terceirizadas em troca de apoio político, repercutiu negativamente na sociedade, que reprovou a maneira do vereador fazer política em Aracaju. A declaração foi dada à imprensa pelo próprio vereador.
Vale ressaltar que o Art. 2º do Código Nacional de Ética dos Jornalistas e do Jornalismo determina que o “acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse”. Sendo assim, os jornalistas do JC cumpriram fielmente o seu dever de bem informar a população, independente da linha política ou da natureza econômica da empresa em que trabalham.
Para o SINDIJOR, a atitude do vereador se configura como uma ameaça ao livre exercício da imprensa e grave constrangimento aos jornalistas do Jornal da Cidade, situação que merece ser reparada e repreendida imediatamente.
O Sindicato encaminhou o caso ao setor jurídico da entidade para analisar as medidas judiciais possíveis e, mais uma vez, desafia o vereador a abrir mão de sua imunidade parlamentar, a fim de discutir a questão na Justiça de forma igualitária.
Neste sentido, o SINDIJOR reitera posição de solidariedade aos profissionais do Jornal da Cidade e lamenta profundamente o comportamento desrespeitoso deste parlamentar para com a imprensa sergipana, bem como encaminhará o caso à presidência da Câmara.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Ascom/Sindijor