Do G1 SE
Na manhã desta terça-feira (22), servidores públicos de vários sindicatos de Sergipe realizaram uma marcha para protestar contra o governo, que segundo eles não chega a um acordo com as categorias sobre suas reivindicações.
Para Rubens Marques, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) a unificação dos trabalhadores é importante. “A unificação das categorias é a coisa mais importante. Já nós não vamos conseguir emparedar o governo se não realizarmos uma luta unificada”, disse. Ele reforçou que as categorias consideradas essenciais mantiveram 30% do seu efetivo funcionando.
O presidente do Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe (Sindifisco), Paulo Pedrosa “A manifestação foi boa e representativa, mostrando a insatisfação dos servidores em relação ao governo, que não se manifesta diante das nossas necessidades”.
A professora e presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese) , Ângela Melo ressaltou a importância da marcha. “Foi importante os servidores públicos do estado se unirem, pois as nossas pautas são muito parecidas. A pauta central é o reajuste e a valorização dos servidores. E esses três dias de paralisação são importantes para unificar essa luta”, finalizou.
A assessoria de comunicação do governo informou que vem negociando com os servidores, e que há mais de um mês apresentou aos representantes de todos os sindicatos os números que apontam que não há condições de atender as solicitações financeiras.
Em relação ao plano de cargos, a informação da assessoria é que existe uma meta do governo e o Estado tenta economizar para criar condições de implantar a plano. Em relação ao linear solicitado por algumas categorias, a informação é que não vai ser concedido agora por falta de condição financeira do Estado.