Ficou para outro dia a definição da atualização dos servidores de Itaporanga D’Ajuda na tabela, como define o Plano de Carreira dos Servidores. O dia começou com assembleia geral na sede do ITASIND (Sindicato dos Servidores de Itaporanga D’Ajuda), protesto pelas ruas da cidade, além da presença e do apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe) e da FETAM (Federação dos Servidores Públicos Municipais de Sergipe).
Os servidores dialogaram com o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Sobral, antes do início da sessão.
E logo após a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, o vereador Timinha pediu vistas do veto do prefeito Otávio Sobral, referente a emenda para garantir a dotação orçamentária necessárianpara pagar a atualização dos salarios dos servidores na tabela.
O presidente do ITASIND, Paschoali Concórdia, agradeceu a presença dos servidores. “A força do sindicato depende da união dos servidores nesta luta. E hoje os servidores se uniram para cobrar o reajuste que nos é devido pela lei do Plano de Carreira”, afirmou o presidente do ITASIND.
Mais Tempo para os Servidores
Ao pedir vistas do veto do prefeito, o vereador Timinha favoreceu a luta dos servidores que ganham mais tempo para dialogar com a gestão e com todos os vereadores. Além disso, três vereadores faltaram à sessão e para derrubar o veto é necessário o voto da maioria absoluta dos vereadores.
De acordo com o vice-presidente do ITASIND, Jemisson Cruz, o sindicato nunca foi recebido pelo prefeito. Desde 2019, os servidores dialogam com uma comissão de análise dos requerimentos administrativos que foi criada pelo prefeito Otávio Sobral para negociar com os servidores sobre o pagamento da atualização salarial conforme a tabela do Plano de Carreira.
“Infelizmente o prefeito nunca nos recebeu para uma negociação. Ele criou esta comissão formada por secretários de Administração e Finanças do município. Sempre que conversamos com a Comissão, fica assegurado o reajuste do servidor. No entanto, na prática, o reajuste não acontece. Queremos que neste ano, a justiça seja feita e a lei seja cumprida”, declarou Jemisson.
Secretário Executivo da CUT/Sergipe, João Fonseca reforçou que a lei do Plano de Carreira dos Servidores precisa ser cumprida pelo prefeito de Itaporanga D’Ajuda e reafirma que a luta dos servidores é também a luta da CUT/SE.
A presidenta da FETAM e dirigente da CUT/SE, Vanessa Ferreira, ressaltou durante o protesto que a população de Itaporanga D’Ajuda precisa apoiar a luta dos servidores, pois a economia interna do município depende do salário dos servidores.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Iracema Corso