De 27 a 30 de agosto, servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE) participaram de treinamento sobre Avaliação da Execução dos Programas de Governo (PGs). A capacitação, que ocorreu em Brasília, é fruto de uma parceria entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Além de capacitar servidores estaduais e municipais dos órgãos de Controle Interno, o curso contribuiu, também, para o desenvolvimento da metodologia de avaliação dos estados e municípios brasileiros.
Para o diretor de Gestão Estratégica da CGE/SE, Roberto Costa, o treinamento foi de extrema importância, visto que foi apresentado um novo modelo de avaliação de programas, que será utilizado na auditoria de desempenho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“A partir de agora, será implantado o projeto-piloto para a realização de trabalhos conjuntos entre CGU e os Estados brasileiros. Sergipe e Rio de Janeiro serão os estados pioneiros na utilização do método de avaliação do Samu. O mundo está em contínua evolução, por isso, é importante a participação de servidores em programas de treinamento como este. Este curso, realizado na Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília/DF, serviu para aumentar a capacidade profissional e operacional da CGE/SE, como também, para estreitar o vínculo com a própria CGU”, afirma Roberto Costa.
O diretor de Fiscalização e Auditoria da CGE/SE, Silvar Pereira, também foi um dos servidores participantes do treinamento. Segundo ele, surge um desafio para a Controladoria de Sergipe, que é trabalhar com foco na avaliação de programas do governo estadual. “O nosso objetivo é aplicar essa nova metodologia em nossas atividades, já que ficou decidido que Sergipe e Rio de Janeiro serão os primeiros estados a implantar essa auditoria de desempenho”, explica o diretor.
Avaliação
O curso reuniu 23 servidores do Espírito Santo, Maranhão, Sergipe, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Com essa iniciativa, a CGU contribui com o desenvolvimento da metodologia de avaliação dos resultados das ações realizadas pelos estados e municípios brasileiros – fomentando o aprimoramento da execução dos programas federais, por parte dos outros entes da federação, e a construção de bases sólidas de Controle Interno em âmbito nacional, estadual e municipal.
Assessoria de Comunicação | Ascom
Controladoria-Geral do Estado de Sergipe | CGE