Em tempos de congestionamentos, o transporte coletivo fluvial pode ser a alternativa para melhorar a mobilidade urbana em cidades que, como Aracaju, tem esta vocação. Para conhecer uma proposta de implantação do sistema na capital sergipana, o governador do Estado, Jackson Barreto, reuniu-se com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, técnicos, o arquiteto Mutilo Guerra e consultores de uma empresa de Porto Alegre (RS) na manhã desta quinta-feira (16), na sede da Seinfra.
O governador já havia demonstrado seu entusiasmo com a ideia de possibilitar aos sergipanos se deslocar pelos rios do Sal, Sergipe e Poxim. “Essa é uma apresentação da proposta inicial de criação de um sistema de transporte aproveitando os rios que nós temos, tanto para o turismo, como para o transporte de pessoas” informou Jackson Barreto.
A ideia é integrar Aracaju, através do sistema, com Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Santo Amaro, com paradas estratégicas para embarque e desembarque de passageiros. O secretário Valmor Barbosa destaca as vantagens e o ganho na qualidade de vida para a população que o sistema poderá vir a ofertar.
“Nós recebemos hoje dois técnicos do Rio Grande do Sul, que tem experiência no transporte fluvial, porque o governo do Estado está estudando a viabilidade de usar os estuários do rio Poxim, rio do Sal e rio Sergipe para transporte de passageiros. O que nós estamos fazendo é mobilidade urbana, estamos tentando encontrar meios para que a gente possa dar fluidez, diminuir a quantidade de carros no centro da cidade, para que as pessoas possam se deslocar com mais conforto e em menor tempo. O estudo compreende isso tudo e com a apresentação dos técnicos, juntamente com a nossa equipe, convidamos o governador para que ele pudesse acompanhar a apresentação”, explicou.
O arquiteto Murilo Guerra falou das características do projeto apresentado por ele e sua equipe. “Aracaju é uma cidade cortada por rios que no passado foi altamente utilizado e com o passar do tempo, o transporte por ônibus ganhou mais ênfase. Nós estamos retomando isso por isso que demos essa ideia para o governo retomar o transporte hidroviário. O governador gostou da ideia porque é uma coisa lógica, é um transporte rápido, não tem engarrafamento e é mais viável. Cidades como Recife, Santarém, Porto Alegre já existem, todos com sucesso”, destacou.
Fonte: Agência Sergipe de Noticias