A Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez a adesão ao Projeto Piloto de Logística de envio do Teste do Pezinho pelos Correios, instituído pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Lançado pelo Ministério da Saúde (MS), através da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (DAHU/SAS), o projeto consiste no envio dos exames coletados nos Postos de Coleta distribuídos nos 75 municípios para o Serviço de Laboratório de Referência em Triagem Neonatal, localizado no Hospital Universitário (HU) em parceria com os Correios.
“O prazo de adesão do MS iria encerrar em 14 de maio e foi prorrogado para dezembro de 2014. A logística da distribuição e envio dos envelopes padronizados pelo Ministério aos Postos de Coleta, que são as unidades de saúde, é de responsabilidade do Serviço de Referência de Triagem Neonatal do HU. Cada envelope pode armazenar de 1 até 50 amostras do papel filtro do Teste do Pezinho coletado”, comenta Luciana Alves, coordenadora Estadual do Programa de Triagem Neonatal.
Ainda segundo a coordenadora, “a importância dessa adesão é a garantia que a amostra chegará em menor tempo ao HU, garantindo o resultado e início de tratamento, caso positivo, dentro da janela de segurança dos 30 dias, prazo que, após identificada a patologia, o bebê inicia o tratamento. Este é um protocolo do Ministério”.
O Hospital Universitário é referência tanto no serviço laboratorial quanto para o serviço ambulatorial de especialidade médica, atendendo às crianças portadoras de algum tipo de patologia dentro da Política de Triagem Neonatal.
Fonte: SES