Segundo o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG), o serviço estava suspenso para adequação dos sistemas de emissão. Dentre as principais mudanças do novo documento, o CPF ficou estabelecido como único número de identificação do cidadão. A validação é feita via Receita Federal.
“O número de RG deixa de existir e vai ser de controle interno do Instituto de Identificação. Vale ressaltar que outras pendências relacionadas à Receita Federal, como aquelas relacionadas ao imposto de renda, ou ainda problemas relacionados ao SPC ou Serasa não serão implicações para emissão da CIN. A necessidade de regularização perante a Receita Federal se refere ao CPF”, explicou a diretora em exercício do IIWSG, Marília Ota.
A carteira de identidade será emitida no papel moeda e disponibilizada pelo site Gov.br. A impressão contém alguns dados básicos, mas os opcionais continuam sendo válidos para cadastro e a maioria aparece em QRCode. Além disso, a CIN conta com a versão em PDF.
A emissão ainda é restrita à sede do IIWSG em Aracaju, mas os outros postos de atendimento seguem em funcionamento. O agendamento ocorre no site da Secretaria de Segurança Pública todas sextas-feiras, às 17h, até preenchimento das vagas.
Documento antigo
Mesmo com a novidade, as carteiras de identidade no modelo antigo ainda poderão ser utilizadas e não precisarão ser substituídas de imediato. O prazo de validade da carteira de identidade no modelo antigo é até 2032.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: A8 SE