Símbolo de fé e devoção, a secular Romaria de Nosso Senhor dos Passos, teve na tarde do último domingo (17), o seu ápice com a procissão do encontro das imagens de Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores. Pelas ruas de pedra da Cidade Mãe de Sergipe milhares de romeiros, de várias cidades do estado e de outras partes do Brasil, trajando roxo, com os pés descalços, acompanharam as celebrações religiosas agradecendo às graças alcançadas, e renovando os votos de fé no Santo.
“A Prefeitura de São Cristóvão entende a importância da romaria com a sua tradição secular e participa de forma efetiva fazendo o possível para que as pessoas possam ser bem acolhidas. O histórico de eventos que temos realizado na cidade, e a forma como estamos recebendo os turistas, acabam estimulando para o aumento do número de pessoas. Nossas expectativas foram superadas, estamos agradecidos por tudo ter transcorrido bem, foi uma romaria muito bem realizada”, observou o prefeito Marcos Santana.
O Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, que acompanhou todo o percurso da procissão ao lado do prefeito Marcos Santana, destacou a religiosidade das pessoas que saem dos mais diferentes municípios do estado. “Aqui estão reunidas várias pessoas de localidades distintas unidas por um único propósito que é a fé em Nosso Senhor dos Passos. O sentimento de religiosidade e crença é muito forte, aqui a religiosidade cristã se apresenta de forma absoluta”.
A diretora presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, Conceição Viera, ressaltou as boas condições oferecidas pela administração municipal para o êxito do evento. “A Romaria de Nosso Senhor dos Passos é uma das maiores manifestações do estado de Sergipe, atraindo o turismo religioso de vários estados da federação. Fico feliz em ver uma administração como a do prefeito Marcos Santana, que reconhece a importância de um evento como este e que acolhe com estrutura, oferecendo lanche, água, café da manhã, local de apoio com segurança para todos os romeiros. Tudo isso é muito importante, Sergipe se torna o centro da religiosidade durante esses dias”.
Entre as várias autoridades políticas presentes na Romaria de Nosso Senhor dos Passos, o deputado federal, Fábio Reis, enfatizou a contribuição do prefeito para a realização. “Cada ano que passa tudo é cada vez mais bem organizado, e o prefeito Marcos Santana sempre se coloca à disposição, ajudando no que compete à prefeitura”, finalizou o deputado federal.
Estiveram também acompanhando a Romaria de Nosso Senhor dos Passos: o ex-governador Albano Franco, os deputados federais, Fábio Mitidieri e Fábio Henrique, o deputado estadual, Francisco Gualberto, o vice-prefeito Adilson Junior, os vereadores sancristovenses Vanderlan Correia, Adailton Lopes, Diego Prado, Paulo Júnior, Djalma Santana, Rafael da Colina, Morgan Prado e, a ex-prefeita de Itaporanga, Maria das Graças Souza Garcez.
Romaria
Da janela central do Museu Histórico de Sergipe, o Bispo da Diocese de Própria, Dom Victtor Agnaldo Silva proferiu a mensagem do sermão, que marcou o encontro das imagens e fez uma analogia do calvário de Cristo com o sofrimento do homem atual. “A nossa cruz é o desemprego que assola milhões de brasileiros em todo o País, é a violência que acomete a todos sem distinção de idade ou classe. É a cruz das drogas lícitas e ilícitas, é o feminicídio que tem ceifado a vida de milhares de mulheres. O sofrimento de cristo é o sofrimento do mundo”, falou o bispo, dizendo que é tempo de nos voltarmos para o outro. “É chegado o tempo de nos encontrarmos com o próximo e descobrirmos a esperança”.
A festividade foi marcada por muitas histórias de devoção. Em cada um dos sete passos, as pessoas buscam se amparar na fé para alcançar a graça pedida. Wallace Yan Silva Santos, 18 anos, falou que desde muito pequeno se reconhece enquanto devoto. “A devoção em Senhor dos Passos é muito presente na minha família, desde criança acompanho a romaria. Muitas graças já foram alcançadas e este ano venho pagar uma promessa vestido com a mortalha roxa. Todos que estão aqui tem um propósito que passa pela fé no santo”, pontuou.
No museu dos ex-votos, enquanto escrevia o seu pedido em um papel, Maria de Fátima Silva contou sobre a sua relação com a fé. “É o segundo ano que venho. Da primeira vez estive aqui e alcancei o meu pedido. Estou voltando para agradecer e fazer um novo. A fé é indescritível e rompe qualquer barreira”, finalizou.
História
Patrimônio imaterial do Estado, a romaria ocorre há mais de 200 anos, quando a imagem de Nosso Senhor do Passos foi encontrada por pescadores no rio Paramopama. A festa é uma das mais importantes expressões religiosas do Nordeste e envolve, também, trabalho voluntário.
Por Ascom Prefeitura de São Cristóvão