Na manhã desta terça-feira, 4, mais de 240 alunos da rede municipal e estadual de ensino participaram de uma exposição de imagens dos biomas Caatinga e Mata Atlântica no Museu da Gente Sergipana, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de Junho. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Diante de uma variedade de animais que fazem parte da fauna do bioma Caatinga e da Mata Atlântica, muitos alunos tiveram a oportunidade de ter um contato com o meio ambiente, proporcionado uma real interação em favor do homem à natureza. Sobre as especificidades do bioma Mata Atlântica a coordenadora do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, Maria Augusta Barbosa, falou para os estudantes que hoje no Brasil existe apenas 7,9% de Mata Atlântica e em Sergipe 9,23%.
“Em Sergipe, os maiores índices de Mata Atlântica estão concentrados no litoral sul na Mata do Crasto, bem como na Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre Mata do Junco, área protegida pelo Governo do Estado”, disse Maria Augusta Barbosa, destacando ainda a importância da Mata Atlântica para a vida. “Vale destacar que esses remanescentes florestais abrigam espécies da fauna e da flora ameaçadas em extinção, com ecossistemas singulares e fundamentais não somente para a vida silvestre, mas para as populações humanas”.
Ainda na exposição, os presentes visualizaram fragmentos fotográficos de um dos últimos testemunhos de Mata Atlântica de Aracaju, o Morro do Urubu, o qual abrange uma área de 213.872 hectares, constituídas por áreas públicas e privadas.
Encantado com as fotografias da fauna e da flora da Mata Atlântica, o aluno João Pedro, que estuda na escola Professor José Antônio da Costa Melo, disse que se sentiu como se estivesse dentro da mata. “É muito real. Uma coisa que me chamou atenção na exposição foi alguns animais como o piolho de cobra, lagartos e líquens, algo que nunca vi na vida”, comentou.
Muito mais
Outro atrativo exposto na exposição se deu a partir das belezas cênicas da caatinga, bioma considerado genuinamente brasileiro e que ocupa aproximadamente 750.000 km² de área e cerca de 11% do território nacional. Fotografias de árvores e arbustos retorcidos, animais como morcegos, lagarta do angico, mocó, aves de tipo cabeça, abundância de solos férteis e a cultura do povo sertanejo encantaram professores, alunos e visitantes que passaram pela exposição, como foi o caso da aluna Misslene Monik Paixão, que veio conferir de perto a exposição com seus amigos da Escola Estadual Padre Gaspar Lourenço, localizado no município de São Cristovão. “O bonito dessa exposição é que ela retrata a caatinga de outro jeito. Percebi que ela é um bioma rico e não pobre como a televisão mostra”, afirmou.
Para o secretário de Meio Ambiente, Genival Nunes, que esteve presente na exposição, a Semana do Meio Ambiente traz uma oportunidade ímpar para a população sergipana, uma vez que irá demonstrar as ações e serviços realizados pelo Governo do Estado na área ambiental. “A participação de crianças e adolescentes em atividades como essa é uma forma de engajar a população em atividades de conscientização ambiental, já que, essa exposição além de trazer figuras interativas, fará com que todos os presentes possam identificar Sergipe como um estado rico em recursos naturais”, comemorou.
Semana do Meio Ambiente
Dando continuidade a programação da Semana do Meio Ambiente, nessa quarta-feira, 05 de junho, a celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente ocorrerá no Parque dos Cajueiros. Haverá o lançamento da 3ª Edição do ‘Projeto Reutilize Alegria: Campanha Doe um Brinquedo Novo ou Usado. Faça uma criança Sorrir!’. Terá ainda esquete teatral, plantio de árvore nativa e trilha ecológica, entre outras atividades, no horário das 8h30 ao meio-dia.
A programação da Semana do Meio Ambiente será encerrada no dia 8 de junho, com a I Conferência Livre de Meio Ambiente sobre Resíduos Sólidos/Resíduos Marinho, na Escola Municipal José Carlos Teixeira, na Orla Por do Sol. O evento será das 8h às 12h.
A Exposição Fotográfica dos Biomas Caatinga e Mata Atlântica será realizada no Museu da Gente Sergipana até o dia 07 de junho.
Agência Sergipe de Notícias