Empreendedores individuais, micro e pequenas empresas, empreendedores rurais, artesãos e potenciais empreendedores de Carmópolis estão tendo a oportunidade de participar de uma intensa programação que está oferecida no Centro de Excelência e Atendimento as Crianças, Adolescentes e Trabalhadores (Cecat) do município.
A abertura oficial aconteceu com o lançamento do “Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo em Carmópolis – Projeto Fincar o Pé”, atividade desenvolvida pela Rede dos Municípios Petrolíferos de Sergipe, que é coordenada pelo Sebrae e Petrobras, com o apoio das Prefeituras e parceiros. Durante a semana, serão promovidas diversas capacitações, ações de formalização do empreendedor individual, orientação empresarial, além de uma rodada de negócios que acontecerá na sexta feira, 10 de agosto.
Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, destacou a importância do trabalho em parceria que está sendo realizado na região. Diversas instituições, a exemplo da Petrobrás, governo do Estado, prefeituras, Bancos de Desenvolvimento, entre outros organismos de conhecimento, estão engajados nessa tarefa de incentivar o empreendedorismo e capacitar a população para que possam aproveitar as oportunidades que surgem, especialmente, em áreas de produção de petróleo.
“Essas instituições colocam à disposição da sociedade de suas respectivas competências, tendo como principal propósito o fortalecimento da autonomia econômica do município e da construção dos alicerces para o desenvolvimento sustentável”.
Estímulo
Representando o governo do Estado, o secretário adjunto da Sedetec, Carlos Augusto Franco, afirmou que esse é um importante momento para Carmópolis, onde a cadeia de Petróleo e Gás está sendo estimulada, inserindo mais pessoas e empresas e contribuindo para o desenvolvimento regional.
“Aproveitem esse momento para investir na capacitação e na identificação de oportunidades que estão surgindo com os investimentos que estão sendo realizados nos municípios petrolíferos”, lembrou o secretário.
Já, Saulo Aragão, secretário Geral de Carmópolis, ressaltou que a cidade os povoados estão articulados e mobilizados para participar da Semana do Empreendedor. “A ideia é que cada vez mais os moradores locais estejam inseridos no mercado de trabalho e nas oportunidades de empreendedorismo que surgem com a exploração de petróleo”.
Antonio Aládio, engenheiro da Petrobrás, coordenador do Prominp, anunciou que na sexta-feira será realizada a Rodada de Negócios, onde serão promovidos encontros coletivos entre as empresas compradoras e empreendimentos ofertantes. Aládio lembrou que cerca de vinte empresas participarão do evento, oferecendo oportunidades para empreendimentos da região.