Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a conhecida Eco-92. Desde então, as celebrações acontecem em todo o mundo a partir de um tema anual definido pela ONU, que este ano tem como tema central Água e Desenvolvimento Sustentável.
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, participa de diversas atividades em celebração ao dia mundial da água. Nesta sexta-feira, 20, às 8h, o superintendente de Recursos Hídricos Ailton Rocha, participa do debate ‘Situação Hídrica do Estado de Sergipe: Perspectivas e Desafios’.
Já na segunda-feira, 23, a partir das 8h, a Superintendência de Recursos Hídricos em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), promove o VIII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe (Enrehse). O evento segue até o dia 25.
“O VIII ENREHSE reúne especialistas em um espaço aberto para troca de experiências e debates. Os objetivos são: divulgar a gestão dos recursos hídricos em Sergipe, dar visibilidade a ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água e envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade a todos”, informou o Superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Francisco da Rocha.
A programação inclui palestras com renomados especialistas sobre Água e Desenvolvimento Sustentável Monitor de Secas do Nordeste, Plano de Preparação para as Secas e Gestão de Reservatórios, Panorama da Segurança de Barragens no Brasil, O Papel das Águas Subterrâneas para o Enfrentamento da Crise Hídrica nas Cidades Brasileira, A Qualidade da Água Superficial em Sergipe.
“Ainda teremos a apresentação oral de 35 trabalhos, dos quais os 03 melhores trabalhos serão premiados a partir da avaliação da comissão técnica científica do evento, além da distribuição da base de dados geoespacial de Sergipe contendo o Atlas Digital sobre Recursos Hídricos de Sergipe e da Coletânea dos Encontros de Recursos Hídricos em Sergipe (2008-2014) e a apresentação do Coral Cantar das Águas na abertura oficial que contará com a presença do Secretário da Semarh e diversas autoridades”, disse Ailton.
Encerrando o VII ENREHSE, na quinta-feira, 26, no auditório da Codevasf, o Engenheiro Luiz Augusto Costa Fernandes, Secretário Executivo da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, vai proferir uma palestra sobre o Projeto do Canal de Xingó.
“A Água é o recurso natural essencial para a sobrevivência humana, o dia é para comemorar e também para refletir: é preciso valorizar e economizar a água que já está em situação de escassez. Preservar nascentes de rios, evitar poluição e desperdício das ações que já fazem parte do senso comum, mas que mesmo assim, precisam ser lembradas constantemente”, comenta o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Olivier Chagas.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Agência Sergipe de Notícias