Orientação, diversão e educação foram o mote do “Felisbelo em Ação”, realizado nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22, no Colégio Estadual Felisbelo Freire, localizado na cidade de Itaporanga D’Ajuda. As atividades, elaboradas por iniciativa de um professor da própria escola, contaram com a participação de três coordenadorias da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh). O projeto teve por objetivo envolver a comunidade no dia a dia da escola e combater a violência escolar através de importantes debates e da expressão da arte.
Para abrir os trabalhos, nada melhor que um show de talentos de alguns dos mais de 1.200 alunos que frequentam a escola nos três turnos. Música, arte e uma apresentação de um dos estudantes destacaram os dons de rostos até então desconhecidos nos corredores da instituição. Apresentando-se para os colegas, o estudante do 2º ano, Marcos Vinicius, que é Miss Gay Sergipe 2015 como Melany Madson, destacou todo o respeito que existe na escola. “Meus colegas não me tratam com nenhuma diferença no dia-a-dia. Acho importante realmente debater a sexualidade para quebrar tabus. Ainda não acontece preconceito aqui, mas em outros lugares, sim. Por isso, precisamos falar”, comentou o jovem.
Também para a coordenadora do núcleo de políticas públicas LGBT da Seidh, Adriana Lohanna, o debate de temas como esse é o que deve ser perseguido. “Vamos falar sobre as questões da descoberta da sexualidade na adolescência. Essa ação é importante para que a gente possa disseminar todas as formas de acesso aos direitos humanos e também de respeito à diversidade”, explicou.
Após a parte artística, outros assuntos de relevância foram discutidos, despertando o interesse dos estudantes, futuros profissionais do mercado de trabalho. Na oportunidade, palestras e oficinas foram ofertadas para esclarecer dúvidas sobre temas essenciais, como emprego e serviços básicos oferecidos para eles. Pautas como drogas e juventude também foram levantadas durante os dois dias de evento.
Representando a Coordenadoria da Juventude, o conselheiro estadual Jhonathan Lima ministrou a palestra “O Protagonismo Juvenil”, contando para os presentes quais os direitos e deveres de todos eles, e apresentando os projetos da Seidh para esse público. “Já passamos em todos os municípios ouvindo demandas para a criação do Plano Estadual da Juventude e conseguimos mandar 15 jovens representando o nosso estado para a Conferência Nacional da Juventude no final do ano passado. E em 2016, vamos realizar 20 audiências públicas territoriais para conseguir ouvir ainda mais a juventude sergipana”, detalhou.
Pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), o gerente de intermediação de mão-de-obra Daniel Oliveira passou dicas para aqueles que estão prestes a se tornar trabalhadores: como fazer um currículo, o que fazer para se especializar, dados sobre todo trabalho realizado no núcleo. Daniel deu, ainda, um toque que fez os participantes ouvirem com atenção. “Essa é a hora de começar a pensar no futuro de vocês. Nós sempre falamos da importância de se preparar para uma entrevista de emprego. O mercado está cada vez mais exigente, então sempre se qualifiquem e façam cursos”, alertou.
Para a coordenadora da escola, Elaine Alves Dantas, o resultado foi mais que positivo. “Os alunos se envolveram mesmo e abraçaram a ideia. Estamos realizados com esse retorno dos alunos e com a parceria com a Seidh que conhecemos agora, mas não queremos mais deixar. Acionamos e, prontamente, todos se colocaram à disposição para executar o projeto”, comemorou o sucesso do evento, que se encerrou na sexta-feira, com a emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) pelo NAT.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Instagram e no Facebook
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos – SEIDH/Governo de Sergipe