O Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) age constantemente em todo o estado. De acordo com o capitão Jorge Cirilo, comandante do grupo, o trabalho da equipe tem por objetivo o combate à criminalidade. “Essa semana, conseguimos entregar aos seus proprietários cerca de 12 motocicletas e três automóveis. Diante da atual situação da segurança pública, estamos tentando desempenhar nossa função, focando a pacificação social”, destacou o capitão em entrevista à jornalista Valquíria Miron durante o Sergipe Notícias (TV Atalaia).
O principal foco do Getam são os assaltos a bancos e casas lotéricas, principalmente com o uso das motocicletas. Além disso, o Grupamento, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), atua no controle do trânsito em Sergipe, fiscalizando a regularidade dos licenciamentos, utilização de celulares pelo condutor, cinto de segurança e outros elementos importantes. “Embora a população faça questionamentos, é necessário que ela se conscientize da importância do Getam para a comunidade”, ressalta.
Segundo o comandante, o governador Marcelo Déda (PT) reconhece o trabalho da equipe. “O governador tem sinalizado positivamente em relação aos nossos serviços e, para nossa alegria, foi anunciado que teremos equipamentos de proteção para fortalecer as ações. Além disso, nos próximos 90 dias, serão compradas 40 motocicletas para reequipar o Getam”, afirma. Em relação às greves dos policiais na Bahia e Rio de Janeiro, Jorge Cirilo aposta no diálogo como forma de resolver esses impasses. “Nessa seara, quem não pode sofrer é a população”, finaliza.
por LAYS MILLENA